Circuito das Cascatas e Montanhas: conheça todas as etapas do percurso

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Circuito das Cascatas e Montanhas é a rota ideal para quem ama pedalar e, ao mesmo tempo, aproveitar as belezas naturais do nosso país.


Com um roteiro dividido em 4 etapas sobre as quais vamos detalhar ao longo deste artigo, o cicloturista tem a oportunidade de desfrutar de cascatas, gastronomia local e a cultura histórica da região.

Se você tem interesse em vivenciar essa aventura de bike, não deixe de conferir todos os detalhes nesta leitura. Vamos lá?

 

Conheça o Circuito Cascatas e Montanhas

 

Localizado no Rio Grande do Sul e com uma extensão total de 123 quilômetros, este circuito conta com quatro etapas.
 

Engloba os seguintes municípios: Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula. O roteiro pode ser iniciado em qualquer uma das três cidades e costuma ser percorrido ao longo de dois a cinco dias, tudo depende do seu preparo físico e de como você pretende realizar o percurso, considerando mais ou menos paradas.

 

Contemplando rios, montanhas e cachoeiras, as vistas são de tirar o fôlego, mas também é uma ótima oportunidade para conhecer a cultura local.


 

O roteiro foi criado justamente em uma região de baixo tráfego de veículos e por estradas de interior com o intuito de que os cicloturistas entrem em contato com moradores locais. Os ganhos de elevação oscilam de acordo com a etapa.

 

Além disso, outro ponto importante é que o circuito foi estruturado a partir da ideia do uso autoguiado, com sinalizações a cada 5 km e em cada bifurcação, com indicações de quilometragem e altimetria.

 

Para completar, o trajeto também conta com placas com curiosidades e informações sobre cada local, além de telefones de emergências.

 

Fonte: Cascatas e MontanhasVá de Bike

 

Explorando cada etapa do Circuito Cascatas e Montanhas

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Circuito Cascatas e Montanhas, que tal se aprofundar nas características de cada uma das etapas? Confira:


 

1ª etapa

A primeira etapa sai do centro de Rolante e segue para o sul, cruzando locais de Rolantinho e Alto Rolantinho. Este trecho é bastante plano, com paisagens rurais.


Após por volta de 11 quilômetros, começa a subida para “Colônia Monge”, onde há belas cascatas. A subida chega a 680 metros de elevação e, em Canta-Galo, há uma parada onde é possível se alimentar.

Depois dessa parada, há uma descida que leva à cidade de Riozinho, onde é recomendado deixar a bike por alguns instantes para conhecer a região com calma.

A extensão total dessa percurso é 27 quilômetros, considerada nível 2 de dificuldade técnica e 2,6 de dificuldade física. A elevação tem um ganho de  1178 metros e uma perda de 1119 metros.

 

2ª etapa

 

A partir do centro de Riozinho, a segunda etapa segue em direção ao leste. Começa com uma subida que chega aos 560 metros e passa pela localidade de km 45. 

Lá é onde o ciclista cruza pela imagem de São José e chega até o topo do Chuvisqueiro, onde se inicia uma descida até a Cascata do Chuvisqueiro, ainda em Riozinho. O trajeto continua, passando por Mascarada e cruzando uma barragem, onde há a Cascata das Andorinhas, em Rolante.
 

Enfim, uma nova subida começa pelo Varzedo, em direção ao “Caminho das Pipas”, em Boa Esperança, também em Rolante. Trata-se de um roteiro gastronômico, com vinhedos e lindas paisagens para se apreciar.

A segunda etapa do Circuito Cascatas e Montanhas totaliza 26 quilômetros, sendo considerada nível 3,5 de dificuldade física e 3 de dificuldade técnica. A elevação tem um ganho de 1665 metros e uma perda de 1182 metros.

 

3ª etapa

Continuando a rota em Boa Esperança, há a subida mais extensa de todo o roteiro que leva à Caconde, entre os Campos de Cima da Serra. Nesse trecho, as paisagens se destacam pelas belezas naturais e fazem todo o esforço valer a pena.

A pedalada continua até chegar ao centro da cidade de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. Lá, estão localizados grandes atrativos como o Lago São Bernardo e o Parque das 8 Cachoeiras.

A penúltima etapa tem 28 quilômetros, com nível 2 de dificuldade física e 1,5 de dificuldade técnica. A elevação tem um ganho de  756 metros e uma perda de 559 metros.

 

4ª etapa

Na última rota do Circuito Cascatas e Montanhas, o cicloturista segue de São Francisco de Paula em direção ao Lago São Bernardo, que deve ser contornado até chegar ao caminho que leva a Rolante, por Ilha Novo.

É um trajeto marcado por descidas, com paisagens muito bonitas, que merecem ser admiradas. 
 

Ao seguir até Ilha Nova, se chega a uma comunidade alemã no interior de Rolante, com produtores rurais e produtos coloniais. Por fim, continuando a descida, o ciclista vai até Campinas, onde estão as últimas cascatas do circuito, chamadas Cascatas Wolff 1 e 2.

É o trajeto mais longo, totalizando 40 quilômetros, com dificuldade física nível 2,6 e dificuldade técnica 2,3.  A elevação tem um ganho de 1550 metros e uma perda de 1940 metros.


 

Fonte: Cascatas e Montanhas

 

Faça o Circuito das Cascatas e Montanhas com o Riderize

Ficou interessado em realizar o Circuito das Cascatas e Montanhas no sul do nosso país?

Então, conte com o Riderize para viver essa aventura. Somos um aplicativo focado em ciclistas que irá tornar a sua experiência ainda mais inesquecível e garantir segurança em todo o trajeto. 

No app, os ciclistas podem aproveitar para fazer desafios online e presenciais, além de aproveitar todas as funcionalidades, como o monitoramento da bike, mapa disponível offline e gravador de pedaladas. Bom demais, né?

 

Viva o melhor do cicloturismo! Acesse o site do Riderize ou baixe o aplicativo na AppStore ou Google Play.


 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app