Como escolher a sapatilha de ciclismo ideal?

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Para ter uma experiência segura e uma boa performance no pedal, é importante saber escolher a sapatilha de ciclismo ideal para as suas necessidades.

Assim como o capacete, a luva, os óculos e outros itens de proteção, a sapatilha contribui para um desempenho adequado, além de proteger o pé em possíveis acidentes.

Quer descobrir como escolher a sua sapatilha para pedalar com conforto e segurança? Confira este artigo até o final!
 

5 dicas para escolher a sapatilha de ciclismo ideal

Não basta escolher a sapatilha que você acha mais bonita, pois além das questões estéticas, é necessário levar em consideração um modelo que seja confortável e garanta melhor performance durante o pedal.
 

Em seguida, descubra quais aspectos devem ser levados em consideração nessa decisão:
 

1. O tipo de sapatilha

Tenha em mente que existem sapatilhas específicas para os diferentes tipos de ciclismo (de estrada, mountain bike etc), com características de acordo com as peculiaridades de cada categoria.
 

Por isso, antes de comprar o item, é importante já ter bastante clareza sobre as suas preferências no pedal. Assim, você procura entender as características do tipo de ciclismo escolhido para tomar uma decisão adequada.

No caso do ciclismo de estrada, costuma ser indicado o uso de sapatilhas de materiais leves, solado liso e taquinhos (parte que encaixa no pedal) para fora da sola. 

Já para praticar mountain bike, é importante optar por uma sapatilha com solado amplo, ranhuras e bastante aderência. Devem ser mais flexíveis do que o modelo de estrada e seus taquinhos de aço incrustados na sola tendem a tornar a caminhada uma tarefa mais fácil em momentos trilhas.

Estes são apenas dois exemplos, vale se aprofundar na sua categoria de ciclismo para adquirir um modelo compatível com as suas necessidades, combinado?

 

2. Sistema de ajuste e fechamento
 

Outro ponto importante é saber escolher o melhor sistema de ajuste e fechamento para a sua sapatilha de ciclismo. Os principais são:

  • Velcro: os modelos de entradas utilizam este sistema, sendo as suas vantagens o ajuste no pé, além de oferecer firmeza e leveza;
  • Cadarço: utilizado em modelos variados, é um dos mais procurados e proporciona conforto e aerodinâmica;
  • Catraca: encontrado nos modelos intermediários, este sistema proporciona um ajuste mais preciso e seguro, impedindo que abra durante a pedalada;
  • Disco: é o mais avançado e é utilizado nos melhores modelos de sapatilha do mercado por garantir segurança, fácil ajuste e facilidade para mexer enquanto se está pedalando.

 

3. Material e estrutura

Os materiais utilizados na sapatilha, tanto na estrutura como no acabamento externo, fazem toda a diferença na durabilidade, conforto e segurança. Além disso, é um ponto que impacta a ventilação do pé durante a prática.

A parte superior da sapatilha é responsável por proteger os pés e garantir estabilidade, normalmente sendo produzida com tecidos sintéticos, malhas etc.

Vale analisar as características e vantagens de cada tipo de material para escolher um modelo adequado às suas necessidades. O mountain bike, por exemplo, acaba exigindo materiais mais resistentes, que aguentam atritos e arranhões.

Já em relação à estrutura, as sapatilhas mais caras e recomendadas para alta performance costumam contar com fibra de carbono. Já as intermediárias são em plástico injetado com fibras de vidro ou de carbono. E, por fim, as mais acessíveis tendem a ser apenas de plásticos injetados.

 

4. Tamanho adequado

Por fim, um ponto que não pode ser ignorado é a numeração, afinal, pedalar com uma sapatilha maior ou menor do que o ideal atrapalha muito o desempenho na bike.

Procure experimentar antes de comprar, levando em consideração que o modelo deve ficar bastante confortável logo de cara. Leve em consideração que, por serem feitos com materiais rígidos, é normal que não “amoleçam” muito conforme o uso.

O ideal é que o arco do pé fique bem apoiado e o calcanhar não deve ser capaz de se mover para cima e para baixo dentro da sapatilha.

 

Quais são as características das sapatilhas de ciclismo?

Para finalizar, aprenda um pouco mais sobre as principais sapatilhas de ciclismo e algumas de suas peculiaridades:

 

Para ciclismo de estrada

Possuem solas mais rígidas e presilhas largas. Costumam ser difíceis de caminhar porque as suas presilhas (de 3 parafusos) ficam expostas, se destacando da sola.

Portanto, são ideias para quem pedala e não caminha por muito tempo, podendo ser utilizadas também pelos triatletas.

 

Para mountain bike

Com solado rígido e resistente, visam proporcionar tração em terrenos acidentados. O design de travessa possui 2 parafusos, tornando a caminhada mais fácil, o que é fundamental nos momentos em que é necessário sair da bike e caminhar em uma trilha.

Também é um modelo utilizado pelos ciclistas de cascalho e corredores.

 

Para ciclismo indoor

No caso de ciclismo indoor, a sapatilha costuma possuir solas com sulcos aderentes e travessas com 2 parafusos que podem ser recuadas a fim de garantir uma caminhada confortável. 

 

Aprimore a sua experiência na bike com o Riderize

Além de conhecer os principais itens de proteção e conforto para tornar a sua pedalada uma experiência ainda melhor, também é importante contar o Riderize.

Somos um aplicativo focado em ciclistas e utilizamos a tecnologia para gerar experiências inovadoras na bike.

Ao baixar o app e se cadastrar, você tem acesso a desafios online e presenciais, além de funcionalidades incríveis, como:

  • monitoramento da bicicleta;
  • mapa disponível offline;
  • gravador de pedaladas;
  • tela com desempenho de desafios cadastrados;
  • e muito mais!

 

Conte com o Riderize para chegar mais longe. Acesse o site do Riderize ou baixe o aplicativo na AppStore ou Google Play.


 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app