Como escolher o capacete ideal para você?

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A segurança é um ponto muito importante para quem deseja incluir o ciclismo na sua rotina. Para isso, é fundamental saber como escolher o capacete ideal.

 

Existem vários modelos disponíveis no mercado e, para tomar uma boa decisão, você deve conhecer os principais. Que tal continuar a leitura para conferir tudo?

 

Quais são os principais tipos de capacetes?

 

Vamos começar entendendo os detalhes sobre os tipos de capacetes, as suas características e para quais modalidades são indicados. Em seguida, você tem acesso a todas as informações:
 

1. Capacete aberto
 

Conhecido como “meia concha”, se trata de um modelo tradicional e bastante utilizado. Tem o formato parecido com uma concha e protege apenas a cabeça.
 

Melhora a aerodinâmica e garante maior eficiência nas quedas horizontais. Além disso, alguns modelos contam com aba removível para proteger do sol e dos galhos.

 

É o modelo preferido de quem pratica mountain bike, pois há opções com uma viseira e a parte posterior e as laterais cobrindo uma área maior, o que garante mais proteção.
 

Além disso, para quem pratica ciclismo de estrada também há opções de capacetes abertos que garantem maior ventilação em altas velocidades.

 

2. Capacete Full Face (fechado)

 

Utilizado para modalidades extremas, como freeride, enduro e downhill, é um capacete fechado, que garante proteção para o queixo também.
 

Justamente por conta dessas características, é mais pesado do que os capacetes abertos.

 

3. Capacete Aero

 

Com formato de gota, visor integrado e prolongamento na parte traseira, é um capacete utilizado em competições de velódromo, contra-relógio e triathlon.

 

4. Capacete de Ciclismo Urbano

 

Se comparado com os capacetes abertos tradicionais, este modelo para ciclismo urbano é um pouco mais fechado e achatado na parte superior.
 

É comum terem poucas aberturas e um estilo menos esportivo, o que os torna uma ótima opção para quem deseja utilizar a bike como um meio de transporte na rotina.

 

Como escolher o capacete ideal? Confira dicas práticas!

 

Após conhecer os principais modelos, você já deve saber qual é a melhor escolha de acordo com os seus objetivos na bike.
 

Agora, é preciso entender como escolher o capacete ideal, ou seja, quais aspectos merecem a sua atenção antes da tomada de decisão:
 

Tipo de material

 

A recomendação é optar por capacetes testados e com controle de qualidade. 

 

O melhor tipo de material é o EPS, que é basicamente isopor. Ele recebe todo o impacto, protegendo a cabeça em casos de colisão ou queda. Por fora, é protegido com fibra de carbono ou uma camada de plástico.

 

Ventilação e aerodinâmica
 

Pedalar é uma atividade que exige muito esforço físico e faz o ciclista suar bastante.

 

Justamente por isso, é importante avaliar se o capacete tem aberturas para ventilação, caso contrário, a sua cabeça vai sofrer ainda mais com o calor e suor devido ao abafamento. Com isso, a experiência no pedal vai gerar desconforto, principalmente em dias muito quentes.
 

Há ótimos capacetes para ciclismo que possuem a partir de 18 aberturas de ventilação. Considere estes ou, se preferir, uma opção com 20 aberturas, que irá secar ainda mais rápido o suor e evitará uma sensação intensa de calor.

 

Tamanho do capacete
 

Para garantir a segurança, é fundamental escolher um capacete do tamanho correto, que fique bem fixo na cabeça e não afrouxe durante a atividade no pedal.
 

Há vários tamanhos disponíveis no mercado, como PP, P, M, G e GG. Vale experimentar antes de comprar, pois podem ocorrer variações de acordo com as marcas.
 

Se quiser fazer a melhor escolha possível, vale a pena usar uma fita métrica para medir a circunferência da sua cabeça colocando-a dois dedos acima das orelhas. O tamanho total da sua cabeça deve ser o tamanho do capacete.
 

Explore o pedal com o Riderize

 

Além de saber como escolher o capacete ideal, você deve ter à sua disposição outros aparatos de segurança, entre eles o aplicativo do Riderize.

 

Além de conhecer diferentes rotas e ter acesso a vários desafios, o app também oferece funcionalidades importantes para tornar a sua experiência na bike ainda mais segura e completa:
 

  • gravador de pedaladas para iniciar seu pedal com rapidez, sem precisar conectar com outro gravador ou subir o arquivo GPX para a plataforma;
  • mapa disponível offline;
  • monitoramento da bicicleta pelo aplicativo.


Para saber mais e começar a aproveitar tudo isso, acesse o site do Riderize ou baixe o aplicativo na AppStore ou Google Play.

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app