Pedal em Itapema: conheça os melhores lugares

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Quer descobrir novas rotas para aproveitar o cicloturismo? Pedalar em Itapema é uma ótima opção no sul do país, pois é uma região repleta de belezas naturais que mesclam praias e uma exuberante Mata Atlântica.

 

Quer saber mais sobre Itapema e conhecer algumas opções de rotas para curtir no pedal? Vem com a gente! Todas as informações que você precisa estão neste artigo.

 

Um pouco mais sobre Itapema

 

Itapema é uma cidade localizada no litoral norte de Santa Catarina. O município foi colonizado por portugueses no começo do século XIX e, até hoje, tem uma forte conexão com a cultura açoriana. 

 

É um dos balneários mais bonitos do sul brasileiro, com várias praias cercadas por morros e uma bela vegetação da Mata Atlântica. Há opções para todos os gostos: praias mais tranquilas e outras que oferecem ondas agitadas para a prática de esportes radicais. 

 

Além disso, para os aventureiros de plantão, há uma boa variedade de roteiros de ecoturismo, cicloturismo e turismo de aventura, com trilhas e rotas em meio à vegetação e riachos. 

 

Fonte: Prefeitura de Itapema

 

3 rotas para pedalar em Itapema

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre tudo o que a cidade abriga, nada melhor do que conferir algumas rotas para pedalar em Itapema e desbravar a região em cima da bike. Confira os detalhes de cada uma:

 

Mirante do Encanto

 

O Mirante do Encanto está localizado no Canto da Praia, no norte de Itapema, no alto do Morro do Cabeço. É um dos locais mais incríveis para se ter uma bela vista da cidade.

 

Foi inaugurado em 2012, tem 26 metros de altura e está a 156 metros acima do nível do mar. A visão lá do alto contempla a orla de Itapema, parte da orla de Porto Belo e também partes da Praia da Mata de Camboriú.

 

O Mirante do Encanto possui 4 níveis e, no local, é possível comprar lembrancinhas para levar de recordação. O próprio mirante está no último andar, ao qual é possível chegar por meio de um elevador panorâmico ou de escadas.

 

Saindo do letreiro de Itapema, para ir de bike até o mirante são pouco mais de 14 quilômetros e 175 metros de elevação.


Fonte: Me leva viajar
 

Ponte do Suspiro

 

A Ponte do Suspiro é uma construção antiga, feita de pedras que formam arcos. Está localizada entre as praias Central e a do Canto.


 

Neste ponto turístico é possível avistar várias praias, como a do Caxadaço, em Porto Belo, e a de Itapema.

 

Você pode visitar o local em qualquer horário do dia, sendo que à noite há luzes de led para deixar a ponte ainda mais bonita. Além disso, na região há vários bares e restaurantes para quem desejar prolongar o passeio.
 

É possível ir até a ponte pedalando para aproveitar as belezas do município. São apenas 6,7 quilômetros saindo do centro da cidade e o percurso chega a somente 2 metros de elevação.

 

Fonte: Temporada livre

 

Parque das Capivaras

 

O Parque das Capivaras está localizado na Meia Praia e foi criado com o objetivo de preservar a vida dos animais e a vegetação local.

 

É uma área protegida com cercas para evitar que os animais invadam a estrada. Além disso, há trilhas ecológicas que visam integrar os visitantes ao parque e proporcionam uma experiência bastante agradável.

 

E não há somente capivaras por lá: durante o passeio é possível avistar outros animais, como pássaros, além de plantas nativas da Mata Atlântica e riachos.
 

Fonte: Portal de Turismo de Itapema

Conheça outras rotas com o Riderize

 

Se você deseja pedalar em Itapema ou em outras regiões do país, precisa conhecer o Riderize.
 

Somos uma plataforma focada em oferecer, por meio da tecnologia, experiências inovadoras aos ciclistas. É muito simples: basta se cadastrar pelo aplicativo para ter acesso a várias rotas de bike em diferentes locais.

 

Além disso, os ciclistas têm diversos benefícios, como o monitoramento da bike pelo app e mapas disponíveis offline.
 

Quer começar a aproveitar? Acesse o site do Riderize ou baixe o aplicativo na AppStore ou Google Play.


 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app