Pedal no litoral: tudo o que você precisa saber!

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Pedalar no litoral é a atividade perfeita para quem gosta de andar de bicileta e, ao mesmo tempo, quer aproveitar para colocar o pé na areia e dar um mergulho revigorante no mar.
 

Se você tem dúvidas sobre os cuidados necessários com a bike em regiões com maresia e quer saber o que precisa levar para um pedal na praia, está no lugar certo.

 

Ao longo deste artigo, passaremos por todos os pontos mais importantes para garantir segurança e diversão nas suas rotas com a bike. Vamos lá?
 

Como levar a bike para o litoral?

 

Caso você vá para a praia de carro, é possível levar a bicicleta com um transbike, ou seja, um suporte para transportar bicicletas no automóvel. Há vários modelos no mercado, como o suporte para teto, para estepe e de engate.
 

Antes de comprar um transbike, é necessário ficar de olho nos seguintes pontos:

  • compatibilidade com o seu veículo: é fundamental que o tamanho do suporte para a bike esteja de acordo com as dimensões do carro;
  • verificação do número de bikes que cabem no suporte: se você pretende pedalar com companhia é importante que o transbike suporte mais de uma bicicleta;
  • o peso máximo suportado: cheque este ponto para evitar acidentes e a queda da sua bicicleta.

 

Já se você for viajar para o litoral de ônibus, é preciso ficar de olho nas regras, que podem variar de acordo com cada empresa.

 

A maioria exige que a bike seja transportada desmontada. Além disso, algumas pedem nota fiscal na hora do embarque ou até podem cobrar pelo serviço. 

 

Para evitar surpresas, portanto, o ideal é entrar em contato com a empresa de ônibus para entender as políticas para o transporte e se programar direitinho, combinado?
 

O que levar para um pedal no litoral?

 

Além de tudo o que é básico e necessário em qualquer tipo de percurso de ciclismo, quando você está pedalando no litoral também precisa levar alguns outros itens. 

 

Confira a lista que preparamos com o que não pode faltar na sua aventura:

 

1. Bolsa de selim

 

A bolsa de selim é prática e ideal para carregar outros itens de apoio. 

 

Existem vários modelos e tamanhos, por isso, pense em tudo o que vai precisar colocar na bolsa para fazer uma escolha adequada.

 

2. Suporte de caramanhola

 

A sua função é segurar a garrafa durante o pedal e é essencial porque a hidratação é algo que não pode ser desprezado durante a prática de exercícios físicos.

 

Alias, em relação às garrafas, escolha uma com um sistema simples de abrir e fechar para poder consumir os líquidos sem precisar parar de pedalar.

 

3. Bomba de ar

 

As bombas de ar são fáceis de utilizar e podem te salvar caso o pneu da bike fure. Há opções de alumínio, de plástico e de fibra de carbono.

 

4. Iluminação

 

Em pedaladas noturnas ou logo pela manhã, é fundamental contar com a iluminação dianteira e traseira para a devida sinalização e, assim, evitar acidentes.

 

5. Kit de remendo

 

Além da bomba de ar, o kit de remendo também é muito importante. Além do próprio remendo, ele conta com cola e uma pequena lixa.

 

Caso o seu pneu fure, basta utilizar itens do kit para fazer os reparos adequados. Além disso, não ocupa muito espaço, podendo ficar dentro da bolsa de selim.

 

6. Espátulas

 

As espátulas também são obrigatórias, pois quando os pneus ficam muito justos no aro da bicicleta, isso dificulta a sua retirada. Este item, por sua vez, ajuda bastante nesse processo!

 

7. Canivete multiuso
 

O canivete une diversas ferramentas em um item compacto, o que é ótimo para quem está pedalando. Os modelos para bike costumam conter chaves de fenda, chaves allen, extrator de elo de corrente, entre outros.

 

8. Alimentos

 

Dependendo da distância do percurso, pode ser importante levar alguns alimentos para manter a energia, por exemplo, barrinhas de cereal.

 

9. Itens de segurança


O capacete é um dos itens mais importantes, por isso, escolha um modelo que fique firme na cabeça e não prejudique a visão. 


Além disso, luvas ajudam a prevenir bolhas e calos, e os óculos de sol são uma boa pedida no litoral para proteger os olhos da luz,  insetos e poeira.


10. Protetor solar


Qualquer tipo de pedal, independentemente do local, exige proteção solar. No litoral então, esse item se torna ainda mais importante, afinal, sem o protetor você pode sofrer queimaduras graves, principalmente se pedalar por muitas horas.


11. Roupa de banho

 

Por estar pedalando no litoral, vale a pena levar biquíni, sunga, shorts e outros itens que considerar importantes para fazer paradas para mergulhar e aproveitar as praias.

 

12. Lubrificante


O lubrificante é um ponto item importante para quem opta por pedalar no litoral, pois algumas peças da bike sofrem a ação da maresia e da água salgada, podendo se beneficiar da lubrificação.

 

Quais são os cuidados necessários com a bike no litoral?


A areia e a maresia podem causar certos danos à bicicleta, por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar problemas maiores. Confira as nossas dicas:


1. Se possível, pedale à noite


A recomendação para pedalar à noite é porque nesse período o vento está soprando da terra para o mar, ou seja, as gotículas de água salgada vão direto para alto mar.


Outra dica é evitar andar de bike em dias com muito vento porque a maresia será ainda maior.


2. Faça a limpeza e secagem da bike o mais rápido possível

 

Isso é importante porque a água salgada começa a agir rapidamente na corrosão das peças da bike. As dicas são:

  • lavar com bastante água doce;
  • retirar o excesso de areia das coroas, cassete e correntes, utilizando um detergente neutro diluído em água para limpar;
  • secar toda a bike com um pano macio;
  • aplicar lubrificante na corrente e transmissão, sendo que aqueles com ação teflon são ótimas opções porque criam uma barreira contra a água;
  • aplicar parafina em peças como raios, parafusos e cabo de aço, que sofrem mais com a maresia.

 

3. Proteja a bicicleta


Após lavar, secar e lubrificar, guarde a bike com algum material impermeável, como nylon ou lona, para evitar mais efeitos da maresia.


Explore novas rotas com o Riderize


Para tornar a sua experiência no pedal no litoral ainda melhor, conte com o Riderize, um aplicativo que utiliza a tecnologia para proporcionar uma experiência inovadora na bike.


No app, há diversos desafios que irão te motivar e te desafiar ainda mais. Além disso, o Riderize oferece benefícios diversos, como o mapa disponível offline e o monitoramento da sua bicicleta.

 

Aproveite estas e muitas outras funcionalidades na sua próxima aventura no pedal na praia. Acesse o site do Riderize ou baixe o aplicativo na AppStore ou Google Play.


 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app