Qual é o melhor óculos de ciclismo? Conheça as características deste acessório

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Quem pedala com frequência sabe que os óculos de ciclismo são indispensáveis. 
 

São muito úteis para proteger os olhos de pedrinhas, insetos, galhos ou outros objetos que podem atingir essa região do rosto durante a pedalada. Além disso, é um ótimo acessório para ter mais conforto em todo o percurso com a bike. 

 

Lembrando, é claro, que os óculos de ciclismo não são iguais aos óculos de sol comuns que as pessoas costumam utilizar em momentos de lazer. Por isso, é importante conhecer as suas características para escolher um modelo adequado às suas necessidades.
 

Neste artigo, você terá acesso a todas as informações e aprenderá a escolher o seu. Confira!
 

Quais são as características de um óculos de ciclismo?

 

Um óculos de ciclismo tem as suas particularidades, sendo as principais:
 

Formato “fechado”
 

Um dos pontos mais marcantes do óculos de ciclismo é o fato de que é bastante “fechado” e ajustado ao rosto da pessoa. Isso significa que o seu formato, composto por armação e lentes, deixa um espaço bem pequeno entre os óculos e o rosto.
 

Essa característica é importante justamente para o acessório cumprir a sua principal função, que é a proteção. 

 

Lentes intercambiáveis
 

Esta é uma funcionalidade importante caso o óculos sofra arranhões ou choques capazes de danificar a lente. O fato de serem intercambiáveis permite que você apenas troque a lente e não perca o resto do óculos.
 

Além disso, existem diferentes tipos de lentes, cada uma para uma necessidade diferente. Ao longo do artigo, explicaremos mais sobre elas.

 

Sistema de ventilação

 

A maioria dos óculos de ciclismo conta com sistema de ventilação próximo às lentes com o objetivo de diminuir os efeitos de embaçamento e da transpiração do rosto. Para completar, alguns modelos também possuem ventilação nas hastes.
 

Sistema de ajuste ao rosto do ciclista
 

Cada pessoa tem um tipo de rosto e, para que o óculos se adapte a cada um, é importante que conte com um sistema de ajuste.
 

Os principais são apoio de nariz e na armação, e alguns modelos também permitem o ajuste da posição da lente (mais aberta ou mais próxima ao rosto), o que impacta o ciclista dependendo da posição na qual ele está pedalando.

 

Quais são os tipos de lentes de óculos de ciclismo?

 

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre as principais características desse tipo de óculos, é importante conhecer os tipos de lentes.

No geral, todos devem ter lentes com proteção UV e tratamento que protege dos riscos e do embaçamento. 

Os tipos de lentes mais comuns são:

 

Lentes escuras
 

Recomendadas para ambientes de muita claridade, por exemplo, sob o sol forte, na neve ou simplesmente durante um dia bem claro.
 

As lentes escuras podem ser espelhadas, o que aumenta a filtragem dos raios solares.
 

Lentes amarelas
 

Nos dias nublados, mas com um pouco de luz, são recomendadas as lentes amarelas. 

Também são utilizadas à noite porque não escurecem como as lentes escuras e reduzem o incômodo gerado pelos faróis de veículos.
 

Lentes transparentes
 

Já nos dias nublados com pouca incidência de luz, as lentes transparentes são a melhor opção. Apesar da possibilidade de ser utilizada à noite, não é tão boa como a amarela.
 

Lentes fotocromáticas

 

Por fim, as fotocromáticas escurecem e clareiam de acordo com a quantidade de luz no ambiente. Ou seja: são uma boa opção em locais em que há variação de luminosidade.

 

Vá mais longe do com Riderize

 

Além dos acessórios de proteção, com o óculos de ciclismo, para tornar as suas aventuras na bike ainda mais incríveis, conte com o Riderize.
 

O aplicativo oferece uma experiência inovadora aos ciclistas, com desafios que irão te motivar ainda mais, além de benefícios e funcionalidades que tornam a pedalada mais segura.


Quer saber mais? Acesse o site do Riderize ou baixe o aplicativo na AppStore ou Google Play.


 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app