UCI Gran Fondo no Brasil: saiba tudo sobre o maior evento de ciclismo

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Os amantes de eventos de ciclismo já podem comemorar: está confirmada uma etapa do UCI Gran Fondo World Series no Brasil, em Pomerode, em 2023.

 

É uma oportunidade imperdível para ciclistas profissionais e amadores se aventurarem em uma das mais belas cidades do sul do país, ao mesmo tempo em que participam de um evento reconhecido mundialmente.

 

Para conferir todas as informações sobre o UCI Gran Fondo em Pomerode, continue a leitura!

 

O que é o UCI Gran Fondo?
 

Os Gran Fondos são eventos de ciclismo muito populares na Europa, nos quais há participação em massa. Cada vez mais, estão se espalhando por outros locais do mundo, como é o caso do Brasil em 2023.
 

O primeiro Granfondo foi o Nove Colli, em Cesenatico, na Itália, em 1970 e, até hoje, é um evento muito forte no país. 

 

Os circuitos são marcados por estradas fechadas e excelente apoio aos ciclistas, com estações de comida e bebida, além de backup médico e mecânico. Além disso, o visual diferenciado, com montanhas ou praias, das regiões onde ocorrem os percursos também são um diferencial dos Gran Fondos.
 

Não se trata de uma corrida oficial e há mais de uma opção de distância que pode ser percorrida. Sem pressão, a ideia é aproveitar o momento no seu ritmo.

 

As pessoas costumam gostar muito desse tipo de evento porque, graças ao controle de tempo de chip, podem concorrer a diversos prêmios. Além, é claro, de ser uma conquista de realização pessoal para alguns.

 

O que é o “Cycling por all”, da UCI?

 

O calendário de Gran Fondo da UCI faz parte do “Cycling for all”, da UCI, que existe desde 2011. Em 2023, serão 28 seletivas, em 19 países de cinco continentes, incluindo o Brasil.
 

O Gran Fondo Pomerode se trata da prova seletiva oficial para o mundial amador de ciclismo de estrada da UCI Gran Fondo World Championships 2024, que acontecerá na Austrália.
 

Os qualificados serão os ciclistas de cada faixa etária que completarem o percurso em até 20% do tempo do primeiro colocado da sua categoria de idade. E os três primeiros colocados de cada categoria receberão uma medalha de pódio da UCI.
 

Onde acontecerá o Gran Fondo no Brasil?

 

O Brasil vai sediar, pela primeira vez, uma etapa do UCI Gran Fondo World Series no dia 05 de novembro de 2023, em Pomerode, em Santa Catarina.
 

Trata-se da única seletiva na América do Sul para o mundial de Gran Fondo de 2024.

 

Quem está organizando o circuito é a Riders/Corre Brasil com realização pela AACESC (Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina). Além de brasileiros, são esperados ciclistas de países vizinhos, como Argentina e Uruguai.
 

Serão dois percursos no Vale Europeu Catarinense, em Pomerode, uma das cidades mais alemãs do sul do país:
 

  • Gran Fondo: com 140 km e 1500 metros de altimetria acumulada;
  • Medio Fondo: com 80 km e  1000 metros de altimetria acumulada.

 

Quem pode participar do UCI Gran Fondo no Brasil?

 

Tanto ciclistas, profissionais como amadores, de 19 a 79 anos, são bem-vindos para realizar o circuito. No entanto, não podem estar na disputa por pontos olímpicos e equipes ProTour. 
 

Os participantes serão divididos em faixas de idade de 5 em 5 anos, de acordo com o regulamento oficial “age group” da UCI.

 

Conheça mais sobre Pomerode, a sede do UCI Gran Fondo
 

Pomerode é um pedacinho da Alemanha no Brasil, pois conversa muitas características tradicionais dos colonizadores do século XIX.

 

Está localizada próxima de Blumenau, no interior catarinense, e lembra uma antiga e bucólica vila alemã. Com apenas 30 mil habitantes, é uma cidade bem pequena, que pode ser explorada em poucos dias.
 

A região abriga diversos eventos ao longo do ano, como a Festa Pomerana, o Weinachtfest (Festa de Natal), o Desafio dos Rochas (para os ciclistas que gostam de Mountain Bike) e a Osterfest (Festa de Páscoa), o Festival Gastronômico e a Pomerode Bierfest.
 

A visita ao município é garantia de muita cultura com referências alemãs e gastronomia e arquitetura típicas para  mergulhar em um universo diferente durante  sua estadia em Pomerode.
 

Para os fãs de bike, o cicloturismo no Vale Europeu é muito famoso. Trata-se de um percurso de 300 quilômetros que é feito em 7 dias de pedaladas por estradas de terra muito tranquilas.

 

O circuito conta com muitos pontos de apoio, sinalização e estrutura para garantir segurança a todos os tipos de ciclistas. 

 

Como se inscrever para o Gran Fondo
 

E aí, ficou ansioso para participar do maior evento do ciclismo do Brasil? As inscrições estão disponíveis no site ou no App Riderize!

 

Para realizar a inscrição basta acessar o site ou o App Riderize, buscar o evento UCI GRAN FONDO POMERODE BRASIL e seguir as etapas da inscrição. Se preferir assista o passo a passo de como realizar uma inscrição no nosso canal do Youtube.

 

Baixando o app ou acessando o site, você garante benefícios como:

 

  • gravador de pedaladas para iniciar seu pedal com rapidez, sem precisar conectar com outro gravador ou subir o arquivo GPX para a plataforma;
  • mapa disponível offline;
  • tela com desempenho nos desafios cadastrados;
  • monitoramento da bicicleta pelo aplicativo;
  • compra de produtos;
  • possibilidade de concorrer a prêmios.
     

Se você ama pedalar e não vê a hora de explorar o Gran Fondo em Pomerode, acesse o  site do Riderize ou baixe o aplicativo na AppStore ou Google Play e garanta seu lugar no maior evento de ciclismo do mundo.


 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app