Onde pedalar em Anitápolis?

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Está em busca de uma pequena e linda cidade do interior para curtir a natureza na sua bike? Pedalar em Anitápolis é uma das melhores opções de Santa Catarina, um dos destinos mais procurados por quem gosta de praias e montanhas.
 

Para saber mais sobre este destino, que tal continuar lendo o artigo e conferir todas as informações sobre as rotas da região? Vem com a gente!

 

Conheça um pouco mais sobre Anitápolis

 

Em 1906, por iniciativa do Governo Federal, a cidade foi fundada para acolher imigrantes europeus. Hoje, a economia é baseada na agricultura.

 

Com pouco mais de 3 mil habitantes e de colonização ítalo-germânica, Anitápolis é detentora de lindas áreas verdes, picos, serras, vales e cachoeiras. A cidade participa do projeto Acolhida na Colônia, que proporciona hospedagens aos seus visitantes nas áreas rurais.
 

Está a aproximadamente 100 quilômetros da capital, Florianópolis e, por ser um município bastante montanhoso, é excelente para quem gosta de praticar atividades como motocross, rapel e mountain bike. 
 

A melhor forma de chegar até Anitápolis é voar até Floripa e pegar um ônibus para a cidade, trajeto que leva por volta de 3 horas e 30 minutos.

 

Fonte: Viajali

 

Onde pedalar em Anitápolis?


Agora que você já conhece um pouco mais sobre o município, não deixe de conferir detalhes sobre os principais pontos turísticos e as rotas para pedalar na região. Confira:

 

Cachoeira da Usina 
 

O diferencial da Cachoeira da Usina é o fato de ser uma antiga usina hidrelétrica que gerava energia para o centro de Anitápolis. 

 

Foi transformada em um local de lazer, com bastante infraestrutura para refeições e churrascos, ideal para ir com a família. Além disso, conta com diversas formações de piscinas naturais adequadas para banho. Para chegar à queda d’água, o trajeto é feito por uma escada ou rampa de acesso.

 

Está localizada a apenas 700 metros do centro de Anitápolis, ou seja, é um percurso bem tranquilo, que pode ser realizado de bike em menos de 5 minutos.

 

Fonte: Portal de Turismo Anitápolis

 

Mirante Bela Vista 
 

O Mirante Bela Vista é um ponto turístico um pouquinho mais distante, mas é ideal para quem busca locais para pedalar em Anitápolis.
 

A visitação é livre todos os dias e, saindo do centro da cidade e seguindo pela rua da Prefeitura, o mirante está a 9 quilômetros. De bike, o percurso leva aproximadamente 20 minutos.

 

O esforço vale a pena, porque, ao chegar lá, você se depara com uma bela vista para a Serra Geral. Além disso, é possível avistar vários animais, como papagaios e tucanos.

 

Fonte: Portal de Turismo Anitápolis

 

Cachoeira dos Pátera

 

Quem visita à cidade também não pode deixar de ir até à Cachoeira dos Pátera. A visitação é livre e o ponto turístico está localizado em uma propriedade particular.

 

A beleza exuberante de quase 100 metros de quedas d’água com um poço ao final da cachoeira faz valer muito a pena o passeio. Para chegar até lá, é necessário percorrer um trajeto de terra pelo Vale do Rio da Prata e passar por um pasto para seguir mata adentro.

 

A trilha é considerada de nível moderado. Para ir pedalando, esteja preparado para um percurso que, saindo do centro de Anitápolis e seguindo pela rua da Cachoeira da Usina, totaliza 16 quilômetros, com ganho de elevação de 436 metros e leva em torno de 40 minutos para ser concluído.
 

Fonte: Portal de Turismo de Anitápolis
 

Faça as rotas de Anitápolis com o Riderize
 

Para pedalar com mais segurança e tranquilidade, não deixe de realizar as rotas de Anitápolis com o Riderize.

 

Somos uma plataforma focada em ciclistas que utiliza a tecnologia para proporcionar uma experiência inovadora para quem ama pedalar.

 

É possível se inscrever em nossos desafios pelo aplicativo ou pelo site. Além disso, oferecemos diversos recursos aos ciclistas que pedalam conosco, entre eles:

 

  • gravador de pedaladas para iniciar seu pedal com rapidez, sem precisar conectar com outro gravador ou subir o arquivo GPX para a plataforma;
  • mapa disponível offline;
  • tela com desempenho nos desafios cadastrados;
  • monitoramento da bicicleta pelo aplicativo, no qual você pode cadastrar as peças e acompanhar o desgaste de cada uma;
  • compra de produtos e a possibilidade de concorrer a prêmios.

 

Acesse agora mesmo o  site do Riderize ou baixe o aplicativo na  AppStore ou  Google Play .


 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app