Pedal em BC: do iniciante ao experiente

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Balneário Camboriú é um destino muito procurado por quem gosta de cicloturismo. A região abriga muita natureza, praias e rotas variadas para explorar o pedal em BC.

Seja você experiente ou um iniciante na bike, pode ter certeza de que irá desfrutar de muita aventura e belas paisagens pela cidade do litoral norte de Santa Catarina.

Mas para garantir segurança e diversão durante os percursos, é importante conhecer mais detalhes sobre as rotas e o que levar para fazer o pedal. Se você quer tirar todas as suas dúvidas, está no lugar certo!

Ao longo da leitura deste artigo você vai conhecer mais sobre Balneário Camboriú e as possibilidades de trajetos para fazer de bicicleta enquanto conhece as belezas do sul do país.

O que você precisa saber sobre Balneário Camboriú

Balneário Camboriú fica a 85 quilômetros de Florianópolis, a capital do estado. É a menor cidade de Santa Catarina em tamanho territorial, mas a 6ª mais populosa. É conhecida pelos seus enormes prédios que compõem a orla da praia central.

Além disso, também é procurada por quem gosta de badalação e agito por contar com muitas opções de bares e boates. A gastronomia, por sua vez, também não deixa a desejar, com um cardápio variado que vai de frutos do mar até o churrasco gaúcho.

Uma das principais atrações da região é o Parque Unipraias, um complexo que tem o único teleférico do mundo que conecta duas praias, a de Laranjeiras e a Central. São três estações no parque e quarenta e sete bondinhos que promovem um passeio entre a Mata Atlântica. A vista lá do alto é realmente espetacular.

Outros pontos de destaque de Balneário Camboriú são:

  • a cidade abriga o maior edifício do país e o segundo mais alto da América do Sul, com 290 metros de altura;
  • o Oceanic Aquarium é o maior aquário da região sul do Brasil.

Com tanta coisa para ver e fazer em Balneário Camboriú, fica ainda mais interessante curtir as rotas de bike, não é mesmo? E o melhor é que há percursos em BC para todos os níveis de ciclistas, dos iniciantes aos mais experientes, então não há desculpas para não experimentar!

Em seguida, você poderá conferir mais detalhes sobre cada tipo de rota.

Fonte: 123 Milhas

Pedal em BC para ciclistas iniciantes: conheça 2 percursos

Vamos começar com opções para quem é iniciante e quer curtir o pedal em BC. Olha só:

Beira Mar e Cristo Luz

cristo-luz.webp

O Complexo Cristo Luz é um monumento muito famoso em Balneário Camboriú, construído em 1997. A estátua tem 33 metros de altura e 22 metros de largura e está localizada em um dos pontos mais altos da cidade.

O Cristo Luz tem os braços abertos e segura na mão esquerda um símbolo do sol que “ilumina e abençoa a cidade e os turistas” e emite um raio de luz de alta potência capaz de iluminar o centro da cidade. Além disso, ao longo do dia a estátua também é colorida com diversas cores.

Além do monumento, o complexo conta com museu, restaurantes e estrutura para shows e eventos.

A rota de bike é bem tranquila, pela beira mar, totalizando por volta de 15 quilômetros em via pavimentada. O percurso pode ser feito em menos de 45 minutos.

Se você quer ir até Beira Mar e Cristo Luz, acesse a plataforma Riderize, procure por “Balneário Camboriú” e selecione a rota “Beira Mar BC + Cristo Luz”.

Fonte: Viva Balneário

Morro do Careca

 

O Morro do Careca é outra opção para fazer o pedal em BC se você é iniciante na bike.

É um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e perfeito para quem curte trilhas e ecoturismo.

O nome do local é decorrente do topo do morro ser liso, sem vegetação. A trilha é ideal para quem gosta de aproveitar a natureza sem tantos perrengues, pois o percurso é asfaltado da base até o topo.

Ou seja: perfeito para quem gosta de trilhas, mas tem pouca experiência.

Para fazer o trajeto de bike, saindo do letreiro de Balneário Camboriú, são por volta de 15 quilômetros de distância em via pavimentada e totalizando cerca de 40 minutos de pedaladas.

Ao longo da trilha, há momentos com maior inclinação, o que exige um pouco mais de condicionamento físico. Mas não se preocupe, pois há também bancos para descansar e recuperar o fôlego.

Se você quer ir até o Morro do Careca, acesse a plataforma Riderize, procure por “Balneário Camboriú” e selecione a rota “Morro do Careca”.

Fonte: Norte a Sul - Santa Catarina

Pedal em BC para ciclistas experientes: conheça 2 percursos

Se você já tem mais familiaridade com a bike, a dica é conferir outras duas possibilidades de trajetos de pedal em BC:

Pico da Pedra

 

A trilha do Pico da Pedra é considerada difícil e, portanto, voltada para quem busca uma aventura bem mais desafiadora. A subida atinge 678 metros de altitude e exige bom preparo físico.

A vista no mirante no final do percurso faz valer todo o esforço e um fato curioso sobre esse ponto de observação é que, por ser tão amplo, foi um ponto estratégico durante a Segunda Guerra Mundial.

Quando o tempo está aberto é possível ver Balneário Camboriú, Itapema, São Francisco do Sul, entre outras regiões.

Saindo de BC de bicicleta, a rota leva quase 2 horas e totaliza mais de 40 quilômetros. Precisa estar realmente preparado, mas vale muito a pena.

Se você quer ir até o Pico da Pedra, acesse a plataforma Riderize, procure por “Balneário Camboriú” e selecione a rota “Pico da Pedra”.

Fonte: Portal de Turismo Camboriú

Interpraias

 

Balneário Camboriú conta com dez praias no total. Uma rota interessante para se fazer de bike é uma que passa por seis praias que estão no sul da cidade e são interligadas por uma rodovia chamada Interpraias. 

As praias do percurso são a Praia do Estaleirinho, Estaleiro, Praia do Pinho, Taquaras, Taquarinhas e Laranjeiras. Com 14 quilômetros de extensão, a Interpraias tem curvas, subidas e descidas, portanto, apesar de ser asfaltada e ter placas de sinalização, é considerada uma rota de nível mais avançado.

Ao longo do percurso de bike é possível fazer algumas paradas, inclusive para observar o visual panorâmico das praias. Saindo do centro da cidade, o trajeto totaliza quase 31 quilômetros e demora por volta de 1 hora e 15 minutos.

Se você quer fazer o percurso Interpraias, acesse a plataforma Riderize, procure por “Balneário Camboriú” e selecione a rota “Interpraias”.

O que levar para fazer o pedal em Balneário Camboriú?

Todo pedal exige alguns itens básicos para garantir segurança e saúde ao longo do percurso, mas não deixe de considerar algumas particularidades da rota escolhida ou da estação do ano em que for pedalar, pois tudo isso pode exigir outras necessidades.

A princípio, não deixe de levar o seguinte para a sua aventura:

  • acessórios básicos de proteção: capacete, luva e óculos;
  • mochila de hidratação e alimentação, com isotônicos, frutas secas, barras de cereal, castanha, nozes, água, etc;
  • kit de manutenção para a bike: bomba de ar, chave de corrente, kit remendo, chave de raio, canivete suíço, etc;
  • kit de primeiros socorros básico;
  • um ciclocomputador para se orientar pelos mapas;
  • filtro solar, mesmo em dias nublados;
  • roupas adequadas: bermuda, corta-vento, capas de chuva, sapatilha de ciclismo, camisetas, etc.

Faça as rotas de Balneário Camboriú com o Riderize

rotas-de-balneário-camboriu-pelo-riderize.webp

Ficou empolgado para começar a planejar o próximo pedal? Conte com o Riderize para fazer as melhores rotas de Balneário Camboriú, uma plataforma que oferece experiências inovadoras para ciclistas por meio da tecnologia.

Ao acessar nosso site ou aplicativo, você pode se inscrever e realizar gratuitamente diversas rotas disponíveis, inclusive essas que pontuamos ao longo do conteúdo. Seja você um ciclista iniciante ou experiente, a aventura fica muito melhor com a parceria do Riderize.

Acesse o site do Riderize ou baixe o aplicativo na AppStore ou Google Play!

 

 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app