5 passos para emagrecer pedalando

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Se você tem como objetivo perder peso, saiba que é possível emagrecer pedalando.

 

Andar de bicicleta é uma ótima forma de conquistar saúde para o corpo e a mente, além de ser um esporte divertido e que pode ser praticado na cidade, na fazenda, na praia, no parque ou em qualquer outro lugar.
 

Basta ter uma bike e os acessórios de proteção adequados para começar a incluir as pedaladas na sua rotina e sentir todos os benefícios. 
 

Quer saber mais sobre o assunto e começar a emagrecer pedalando? Então, leia este artigo até o final e aproveite todas as dicas!

 

Quais são os princípios do emagrecimento?
 

Nem todo mundo sabe, mas existem alguns princípios básicos do emagrecimento que precisam ser seguidos se você deseja perder peso. 

 

Algumas pessoas fazem muita coisa errada e, por isso, não alcançam os resultados esperados. Em seguida, você poderá aprender mais sobre estes princípios:
 

1. A base fisiológica: gastar mais do que se consome


Para emagrecer, um dos princípios básicos é o déficit calórico negativo, ou seja, gastar mais do que se consome.

 

Independentemente do tipo de alimentação, é fundamental consumir menos calorias do que se gasta em um determinado período de dias, semanas ou meses. 
 

Lembrando, é claro, que as dietas balanceadas são fundamentais para manter o equilíbrio e a saúde do corpo. Ou seja: o déficit não pode ser grande demais a ponto do corpo entrar em estado de alerta para se manter vivo.

 

Por isso, o acompanhamento de uma nutricionista é importante. Afinal, apenas esta profissional será capaz de passar orientações em relação à frequência e aos tipos de alimentos que devem ser consumidos para garantir o emagrecimento e a saúde do corpo.
 

Além da alimentação, aqui entram os exercícios físicos, que devem fazer parte da rotina para que o corpo queime calorias durante o dia. Isso significa que, mais importante do que quantas calorias se gasta durante a prática, é o quanto o exercício deixará o corpo queimando gorduras nas próximas horas.

 

Estudos apontam que o HIIT (High Intensive Interval Training) é a melhor opção para perder peso, mas lembre-se de que se você não tem o costume de praticar exercícios, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional.
 

2. A base mental: a mudança de hábitos

 

A mente tem um papel muito importante no emagrecimento, afinal, é preciso mudar a mentalidade e o comportamento para ver resultados a longo prazo.

 

Não adianta esperar que as mudanças cheguem do dia para a noite. É necessário paciência na construção de um estilo de vida mais saudável.

 

Os novos hábitos podem ser bem desafiadores para muita gente, entre eles a reeducação e a rotina de exercícios físicos. Para tornar o processo mais fácil, é importante contar com uma rede de apoio de pessoas que estão passando pelo mesmo momento.
 

Se possível, se junte a amigos ou familiares que também estão construindo uma nova mentalidade para emagrecer e ter mais saúde. Caso não seja possível, é importante contar com um personal trainer, um nutricionista e outros profissionais que irão te motivar e auxiliar nas horas mais difíceis.

 

Quais são os benefícios de perder peso?
 

Perder peso faz bem para a saúde do corpo e da mente. Apesar dos benefícios mais visíveis serem as medidas, como a redução da gordura visceral, há outros pontos importantes que merecem a atenção. 
 

Confira as vantagens do emagrecimento equilibrado

  • diminuição da pressão arterial;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • redução do risco de desenvolvimento de problemas cardiovasculares e doenças metabólicas;
  • redução da gordura no fígado;
  • melhora do equilíbrio do intestino;
  • redução do colesterol;
  • menos estresse devido à prática de exercícios físicos;
  • melhora no sono;
  • redução dos riscos de desenvolver depressão;
  • melhora da autoestima e do humor.
     

Lembrando que o acompanhamento médico e nutricional é fundamental para garantir a saúde do corpo e da mente no processo de emagrecimento.

 

5 passos para emagrecer pedalando
 

Entre tantas atividades que podem ser incluídas na sua rotina para emagrecer, a bike é uma delas.
 

Esta é uma forma divertida de perder peso e manter um novo hobby na sua vida. Confira alguns passos importantes para emagrecer pedalando:
 

Mude a sua mente
 

A mudança de mentalidade é fundamental em qualquer processo de emagrecimento. Os resultados não acontecem de repente, por isso, é necessário ter muita determinação e paciência.

 

Para quem anda de bike, não poderia ser diferente!

 

No começo, essa atividade física pode exigir mais de quem nunca pedalou. Diante dos desafios e dificuldades, vem a vontade de desistir, mas é nessas horas que você deve se manter firme.
 

Em qualquer esporte, cuidar da mente é importante para aumentar a sua resiliência e continuar firme independentemente dos obstáculos.
 

Organize a sua rotina de treinos
 

Outro ponto importante é aliar o ciclismo a outras atividades físicas para garantir uma rotina de treinos que atenda às suas necessidades e prioridades.

 

Para quem está começando, é recomendado contar com um personal trainer que irá te orientar em relação aos treinos mais adequados para os seus objetivos e de acordo com a sua realidade e limitações.
 

Faça Bike Fit

 

A bike fit é uma técnica focada em encontrar e ajustar a sua bicicleta de acordo com as suas necessidades, sendo indicada para evitar dores e lesões e ter melhor desempenho ao pedalar.
 

Se você pensa em comprar uma bicicleta, é recomendado fazer o bike fit antes para ter as medidas certas do modelo. Mas se você já tiver uma, é possível ajustá-la também.

 

Os componentes que podem ser ajustados são o taco, o selim, o guidão, os manetes de freio e o trocador de marcha. O bike fit passa pelas seguintes etapas:

  1. avaliação física;
  2. ajustes entre pés, sapatilhas, tacos e pedal;
  3. análise da pedalada;
  4. ajustes na bike;
  5. orientações físicas.
     

Você encontra este serviço em bikes shops, assessorias esportivas, oficinas mecânicas e estúdios especializados.
 

Beba muita água
 

Beber água também é um ponto importante para quem deseja emagrecer. 
 

Inclusive, o ciclismo é uma prática que exige bastante hidratação. Enquanto o corpo humano parado perde, a cada hora, 50 ml de água, em uma pedalada leve é possível perder 10x mais do que isso. E se o treino for pesado até 26x mais.
 

A hidratação adequada de quem pedala, portanto, garante melhor desempenho e a necessidade de fluidos é baseada na taxa de suor e intensidade do treino.

 

Além disso, os benefícios gerais do consumo de água são:

  • torna a prática de exercícios mais fácil e eficiente;
  • gera a sensação de saciedade;
  • evita a retenção de líquidos;
  • ajuda no funcionamento do intestino, na digestão e na hidratação dos músculos;
  • aumenta a queima de calorias
     

A quantidade de água que cada indivíduo deve tomar por dia pode ser calculada com a seguinte fórmula: peso x 35 ml. No entanto, para quem pratica esportes, esse valor precisa ser recalculado de acordo com a intensidade do treino.
 

Descanse

Descansar entre os treinos também é fundamental para a saúde e o emagrecimento.

 

Quem não sabe disso acaba colocando o corpo em uma situação chamada “overtraining”, que é o excesso de treinamento físico, quando a quantidade de exercícios e o tempo de descanso entre os treinos estão desequilibrados.

 

Os benefícios do descanso são muitos, entre eles, garantir a recuperação muscular e diminuir as possibilidades de lesão.

 

Além disso, o sono de qualidade também é essencial, pois permite o aumento ou redução da produção de alguns hormônios que são importantes nessa recuperação muscular.

 

Vá mais longe com o Riderize

 

Se você está pensando em incluir o ciclismo na sua rotina de exercícios físicos, precisa conhecer o Riderize.

 

Um aplicativo com diversos desafios que tornarão a sua experiência no pedal ainda mais divertida, seja para quem é iniciante e precisa de um incentivo a mais, como para os experientes no pedal.

 

Aproveite para baixar agora mesmo o aplicativo na AppStore ou Google Play e conhecer todas as funcionalidades do Riderize!


 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app