Bike Fit: saiba o que é, como funciona e sua importância

Texto de: Larissa Coelho da Silva

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

No universo do ciclismo a performance é um dos pontos mais almejados. Contudo, não só nela deve ser pensado, mas principalmente na sua saúde e bem-estar sob duas rodas.

O Bike Fit é um serviço que permite ajustar a bicicleta ao seu corpo com o intuito de tornar o pedal mais prazeroso e fluído, além de contribuir para que seu corpo não sofra com dores e problemas comuns quando não se tem esse ajuste específico.

E para falarmos mais sobre o assunto, trouxemos o especialista João Paulo Rahmeier, ele é Bike Fitter há 4 anos e conta com um Estúdio de Ciclismo, o Eco BikeFit, em Sapiranga no Rio Grande do Sul. 

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre este serviço que é essencial se você quer ter mais qualidade e saúde no pedal!

O que é o Bike Fit?

De acordo com João Paulo, Bike Fitter Profissional, o Bike Fit é o ajuste da bicicleta ao corpo do ciclista e nele é considerado:

  • As medidas da geometria do quadro da bike;
  • Os componentes fixos e móveis;
  • As medidas antropométricas da pessoa, como troncos e membros;
  • Elasticidade e estabilidade muscular.

Ou seja, o ajuste é personalizado e nunca da mesma forma, pois cada ciclista tem suas particularidades, tornando cada Bike Fit único

Um bom Bike Fit é realizado de forma dinâmica, ou seja, com análise do ciclista em movimento, proporcionando condições para ele executar o posicionamento correto na bicicleta. Além disso, essa avaliação permite o ajuste do equipamento, assim como uma roupa feita sob medida, para que a pessoa “vista” a bike. 

ecobikefit.webp

Já em um pré Bike Fit, medimos o ciclista em tronco e membros, com um kit de antropometria. Com as medidas em mãos, definimos um tamanho ideal para o quadro da bicicleta e componentes, caso ele ainda não tenha adquirido o equipamento. Se a pessoa já tem uma bike, efetuamos o melhor ajuste nela.

Neste vídeo o João Paulo passa mais algumas informações sobre esse tipo de serviço:


Como ele é feito?

Com as medidas da pessoa e da bicicleta conferidas, a próxima etapa é analisarmos o perfil através de algumas perguntas, testes de estabilidade e flexibilidade. Isso antes de pedalar em rolo fixo ou após aferição das imagens do ciclista em movimento, através de seu comportamento na bike.

Além disso, ajustamos os tacos das sapatilhas caso o ciclista não use tênis para pedalar e em seguida, partimos para a análise dele em movimento, que pedala em rolo fixo enquanto são captadas imagens em HD, onde um software faz o cálculo dos ângulos articulares do ciclista em movimento.

bike-fit-na-pratica.webp

Com todas as informações e medidas, a bike é ajustada para chegar na regulagem ideal para a pessoa, contribuindo para que ele se posicione nela também da forma correta.

Quais são os componentes ajustados no Bike Fit?

  • Tacos das sapatilhas;
  • Selim em sua altura, recuo e ângulo;
  • Altura e recuo do guidão;
  • Anéis da suspensão ou garfo da bike;
  • Definição de guidão, mesa e selim ideais;
  • Rotação do guidão;
  • Manetes de freio;
  • Trocadores. 

Qual é a importância desse ajuste na bicicleta?

Bike Fit oferece condições para o ciclista se posicionar de forma ideal, de modo que ele tenha maior desempenho, evite lesões e pedale com conforto. Utilizar as articulações de forma correta é indispensável para evoluir e ter saúde no esporte. 

Nesse sentido, prevenir lesões, se manter constante no esporte e ter desempenho dentro do que cada um se propõe com a bicicleta e seu treinos, só é possível com um Bike Fit de qualidade.

Para quem é indicado esse serviço?

Todos os ciclistas que tenham como objetivo lazer, esporte, ou até o mais alto nível competitivo. Para passeios de final de semana, treinos mais fortes ou grandes provas, o recomendado é fazer o Bike Fit.

Bike Fit a distância funciona?

João Paulo diz que para ele, como Bike Fitter profissional, não funciona e não é indicado, pois Bike Fit a distância não existe. Se alguém oferecer esse serviço à distância desconfie, pois, não se trata de Bike Fit, e sim de outro serviço sem as funcionalidades e resultados comprovados. 

Se você tem interesse, procure um estúdio profissional que tenha os equipamentos adequados e que efetue o serviço de forma presencial. E ainda, não se esqueça de pesquisar sobre o nome do profissional que realiza o Bike Fit, pois isso te ajudará a ter mais chances de conseguir um bom ajuste, afinal é sua saúde em jogo.

Existem tipos de Bike Fit? O que é necessário para fazer?

Segundo João Paulo, o Bike Fit que possui resultados é o dinâmico, com análise do ciclista em movimento. Para efetuar esse serviço, basta comparecer ao estúdio com a bicicleta, bermuda de ciclismo e sapatilha ou tênis que utiliza para pedalar. A sessão tem duração média de 2 horas, em alguns casos até 3 horas.

Quem é o Bike Fitter?

Ele é o profissional que faz o ajuste da bicicleta de forma personalizada, entendendo a geometria da bike a ser ajustada e o ciclista em suas particularidades. Isso com o objetivo de entregar o melhor ajuste para cada pessoa.

Qual é o preço do Bike Fit em média?

João Paulo diz que em seu estúdio, o Eco BikeFit, o preço é de 330 reais em até 4x no cartão ou 300 reais à vista.

E então?

Como você viu ao longo do conteúdo, o Bike Fit é um serviço importante, já que contribui de forma comprovada para a saúde do ciclista, no sentido de evitar lesões e garantir que a bike seja devidamente ajustada ao corpo dele.

Então, se você pedala ocasionalmente ou mesmo busca se profissionalizar no ciclismo, garanta a saúde do seu corpo optando por um estúdio profissional para efetuar presencialmente este serviço.

Um pouco sobre o João Paulo Rahmeier e o Estúdio Eco BikeFit

joao-paulo-bike-fitter.webp

João Paulo Rahmeier tem 38 anos, nasceu em Uruguaiana-RS e atualmente mora em Sapiranga-RS, onde reside há 10 anos. Começou a andar de bicicleta na década de noventa, mas depois dos anos 2000 ficou um período sem pedalar, parte jogando futebol de forma amadora. 

Voltou para a bicicleta em 2011, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida e a saúde através do ciclismo. Usando a bike como ferramenta de mudança de vida e descobrindo o quanto as pessoas conseguem melhorar suas vidas através dela, ele resolveu trabalhar com isso. 

Estudou e se formou em Bike Fit, pelo Estúdio Bike Fit em Goiânia-GO. Essa foi a segunda forma que ele encontrou para se apaixonar por esse universo, participando ativamente da melhora da experiência das pessoas com a bicicleta, ajustando suas bikes. Diante disso, se tornou Bike Fitter e deixou de ser bancário para trabalhar ativamente com o esporte, com um Estúdio profissional na cidade de Sapiranga-RS. 

No Estúdio ele atende ciclistas de toda região em um raio de até 200 quilômetros. Pessoas vão até Sapiranga ajustar suas bicicletas com ele, recebendo ciclistas até de Santa Catarina. Além disso, através das redes sociais ele divide informações, dicas e insights com foco no ciclismo.

Se você quer tirar outras dúvidas sobre o assunto ou mesmo está em busca de um Bike Fitter profissional, fale com o João Paulo:

Instagram: https://www.instagram.com/ecobikefit/ 

Facebook: https://www.facebook.com/ecobikefit/ 

Youtube: https://bit.ly/37aSr61 

WhatsApp: https://bit.ly/3JULRip 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app