Como criar uma comunidade engajada para o seu negócio ciclístico?

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

B7Ba3407IJgAIcW3QOR6.jpeg

Em um mercado competitivo como o que estamos inseridos, conseguir criar uma comunidade engajada em torno do seu negócio ciclístico, seja uma loja ou uma oficina, é um grande diferencial estratégico.

Ao longo deste artigo, trazemos algumas estratégias com o foco na criação dessa comunidade apaixonada pelo universo do ciclismo, além de explicarmos como o Riderize pode ser um grande aliado nesse processo.

Boa leitura!

Vamos começar listando algumas boas práticas que, se forem bem executadas, com certeza farão a diferença no fortalecimento dessa comunidade. Confira:

1. Identifique o público alvo
Bh0e7EF3biaiAw8rzUBj.jpeg

Conhecer o perfil dos seus clientes é fundamental para identificar grupos de ciclistas com interesses, preferências e necessidades similares.

Ao ter essas informações, você consegue criar segmentações específicas dentro da sua comunidade com o objetivo de aproximar pessoas que têm mais chances de afinidades em comum.

 

2. Crie eventos e desafios 
1G758hiCJa51F5FMYrFn (1).jpeg


Você pode até mesmo utilizar a plataforma Riderize para promover esses eventos e desafios para os apaixonados pelo pedal.
É uma forma de fortalecer o nome da sua marca diante desse grupo de pessoas e, é claro, fomentar o espírito de comunidade.
 

3. Fomente a participação

1g9Cbc571185ER5B7Yxh.jpeg

 

Vale também incentivar os membros da comunidade a compartilharem as suas pedaladas e objetivos alcançados, seja no dia a dia ou em eventos e competições.
Dessa forma, além de estimular a interação, você também está contribuindo para que os ciclistas se orgulhem de suas conquistas.


4. Ofereça recompensas

bHB0D4Ad67C0DrafGRY4 (1).jpeg


As pessoas são motivadas por recompensas, portanto, não deixe de criar um programa que premia os membros mais engajados da comunidade.
Você pode oferecer descontos, brindes ou benefícios exclusivos na sua loja/oficina. Para determinar as recompensas, leve em consideração o perfil do cliente.


5. Crie conteúdos relevantes

Bh1a34aghbeF404bWnRW.jpeg
Inclua em suas ações a produção de conteúdos inspiradores e informações sobre o universo do ciclismo, saúde, manutenção das bikes e tendências. 
Essa é uma maneira de atrair e reter o interesse de quem pedala, afinal, você se torna uma referência em conteúdos ricos sobre o tema.


6. Promova parcerias

02.jpeg

 


Se possível, firme parcerias com influenciadores de ciclismo, ciclistas profissionais ou outras marcas do segmento.
Isso é importante para fortalecer a credibilidade do seu negócio e, ao mesmo tempo, atrair mais membros para a comunidade.


7. Utilize o Riderize como ferramenta de conexão

Ativo 1@4x-8.png

Mostre aos seus clientes como a plataforma Riderize funciona e os seus benefícios para vivenciar experiências muito melhores no pedal, além de reforçar que se trata de um canal de interação entre os membros da comunidade que também são apaixonados pelo ciclismo.
 

Como o Riderize pode ser um grande aliado na criação de uma comunidade ciclística?
 Ativo 1@4x-8.png


Agora que você já conhece algumas estratégias focadas em fortalecer uma comunidade engajada em torno da sua marca de ciclismo, confira como o Riderize pode contribuir para esse processo:


Comunicação eficiente

b6Je451Ic4c88wHLBSqG (1).jpeg


Por meio do Riderize, a sua loja tem a possibilidade de se comunicar diretamente com os membros da comunidade.
Trata-se de um canal prático e seguro para manter todos informados sobre novidades, eventos e promoções.


Registros de conquistas

phone mockup eventos premios.png


Outro ponto positivo é que o Riderize oferece um recurso de registo das conquistas do ciclistas, como distância percorrida, desafios, metas alcançadas e sorteios.
Isso é importante porque estimula o senso de realização e mantém a motivação lá no alto para que todos continuem pedalando.


Visibilidade para sua loja

05.jpeg
Ao aderir ao Riderize, sua loja ganha grande visibilidade na plataforma, o que contribui para atrair novos ciclistas e, é claro, fortalecer a sua marca diante de uma comunidade apaixonada pelo pedal.


Promoção de eventos e desafios
 06.jpeg


As marcas que fazem parte do Riderize promovem e acompanham desafios e eventos, que são uma ótima maneira de estimular o senso de comunidade e incentivar todos a participarem de algo maior.

Crie eventos de ciclismo que tenham como ponto de partida/chegada o seu negócio. Ofereça promoções exclusivas para os participantes, faça o sorteio de brindes aos participantes.

Você sabia que no Riderize você pode criar Eventos de Ciclismo de forma simples e ágil e ter a gestão completa na palma das suas mãos? Você tem acesso a criação da página do seu evento para venda de kits, produtos e divulgação completa do seu evento. 

Ah, além disso a troca de categoria é simplificada. Saiba mais sobre a nossa plataforma de eventos clicando aqui.

Crie desafios virtuais de acumulação mencionando o seu negócio. Estimule seus clientes a se superarem cada vez mais e premie aqueles que conseguirem completar os desafios. Crie uma comunidade participativa e engajada.

Você sabia que no Riderize você pode criar Desafios virtuais gratuitamente?? Crie seu primeiro desafio clicando aqui e comece a trazer visibilidade para seu negócio.

Ao movimentar o movimento ciclístico na sua região todos os atores saem ganhando: o ciclismo na sua cidade ganha força, mais pessoas começam a pedalar, seu negócio ganha visibilidade e prestígio no ciclismo e mais ciclistas começam a frequentar seu negócio. 


Atendimento personalizado
mockup cell note integraçao ciclista oficina.png



O recurso de histórico de manutenções do Riderize e monitoramento das peças da bike possibilita que o seu negócio ofereça um atendimento muito mais personalizado ao cliente, com recomendações de produtos e serviços de acordo com as preferências e necessidades de cada um.

Ofereça serviços personalizados de acordo com a necessidade de seus clientes. Saiba o momento exato da manutenção de cada peça de cada bike de cada cliente. 


A personalização de serviços demonstra cuidado e preocupação com a segurança e a performance dos ciclistas e gera fidelização.

Esses recursos mencionados estão disponíveis na Plataforma para Lojas e Oficinas do Riderize. Saiba mais clicando aqui.


Planos de Assinatura


tela plans.png


Com os Planos de Assinatura é possível fidelizar os clientes de forma simples e ágil. Crie planos de assinatura atraentes de acordo com as necessidades da sua loja e de seus clientes e incentive seus clientes a assinarem para usufruem de vantagens.

Tenha renda recorrente e mensal além de fidelizar seus clientes aumentando a recorrência. Crie vantagens competitivas imperdíveis para que seus clientes percebam as vantagens de estar na sua loja e não da concorrência.

Os Planos de Assinatura são uma funcionalidade exclusiva da Plataforma para Lojas e Oficinas Riderize. Saiba mais sobre os planos clicando aqui. 

 

Conexão com uma causa sustentável
 

carbono.png



O recurso do Riderize que revela a quantidade de CO2 economizada nas pedaladas reforça o compromisso da sua marca com a preservação ambiental.

Assim, ciclistas que têm os mesmo valores se unem em prol da causa e tendem a se aproximar ainda mais do seu negócio.

Incentive seus clientes a baixarem o app do Riderize para monitorar suas atividades, suas peças e mensurar o quanto estão contribuindo para o meio ambiente.


Usufrua dos benefícios de uma comunidade engajada com o seu negócio


Prancheta 1.png
 


Contar com uma comunidade engajada em torno da sua loja ciclística é uma excelente estratégia para fortalecer o relacionamento com os clientes e gerar novas oportunidades.
Aproveite a tecnologia oferecida pelo Riderize para facilitar essa conexão e garantir experiências ainda mais valiosas para os ciclistas. 
Quer saber mais e conferir todas as vantagens? Acesse o site!
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app