Como escolher a bicicleta ideal para cada modalidade de ciclismo

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Entender como escolher uma bicicleta é importante para quem gosta de se aventurar em duas rodas. Conhecer os principais tipos de bike e as modalidades de ciclismo é a primeira tarefa antes de sair pedalando.

 

Se você tem muitas dúvidas sobre o assunto, está no lugar certo! Confira o texto até o final e aproveite todas as dicas sobre bikes e ciclismo.

 

Conheça 6 tipos de modalidade de ciclismo

 

O ciclismo é um esporte bastante versátil. Quem está começando a praticar pode não conhecer muito bem as características de todas as suas modalidades, por isso, começaremos explicando mais detalhes de cada uma delas.
 

Ciclismo de estrada 

 

O ciclismo de estrada é uma modalidade muito tradicional e, como o próprio nome já diz, são trajetos longos que acontecem nas estradas.
 

Os campeonatos podem ser disputados individualmente ou em equipe, sendo que existem dois tipos de competição: de resistência e tempo.

 

Na competição de resistência, todos largam juntos e vence quem concluir a rota primeiro. Já na disputa contra o tempo, os atletas largam em momentos diferentes e vence quem concluir o percurso total em menos tempo.

 

Ciclismo de pista

 

O ciclismo de pista é uma modalidade comum nos Jogos Olímpicos. Aliás, se tornou uma prática esportiva no início do século XX, e o objetivo é sempre alcançar uma velocidade superior ao concorrente.
 

É praticado em pistas fechadas, onde os atletas ficam alinhados em uma perseguição. Há vários tipos de competições nesse tipo de modalidade, por exemplo, sprint, steam sprint, keirin e perseguição de equipes.

 

Uma curiosidade é que a pista não possui sistema de frenagem, ou seja, a parada precisa ser realizada pelos pedais.

 

Mountain bike (MTB)

 

O mountain bike é uma atividade indicada para os aventureiros de plantão, pois é garantia de emoção e manobras de risco. É uma modalidade dividida em diversos estilos, como cross country, freeride, downhill e trip trail.

 

A competição acontece em uma pista de terra, com condições adversas, como buracos, subidas e descidas, trilhas, rochas, pedregulhos etc. Por isso, é um esporte que exige manobras de alta precisão.

 

Downhill

 

Downhill se trata de um estilo do mountain bike, que se caracteriza por descidas que devem ser percorridas na maior velocidade possível. 
 

Além disso, o percurso costuma ser íngreme e ter diversos obstáculos e irregularidades. Por isso, a sua prática exige bastante conhecimento e técnica.

 

Uma curiosidade interessante é que existe uma variação, o downhill urbano, onde o ciclista desce trajetos criados na própria cidade.
 

BMX (Bicicross)


A BMX exige bastante habilidade técnica do atleta, pois o objetivo é realizar manobras radicais em grandes alturas.


Além disso, as provas são subdivididas em dois tipos: BMX Racing e BMX Freestyle.

 

A BMX Racing acontece em pistas repletas de obstáculos, que costumam ter de 300 a 400 metros, e o objetivo é chegar no final o mais rápido possível.  Já no BMX Freestyle, os atletas fazem manobras radicais julgadas por juízes.

 

Gravel

 

A gravel é uma modalidade que mescla o ciclismo de estrada e o mountain bike, sendo uma ótima opção para quem curte os dois tipos de pedalada.

 

O terreno no qual é praticada é árduo, podendo contar vários obstáculos, trilhas, terrenos montanhosos ou asfalto. Aliás, é daí que vem o seu nome, que na tradução para o português significa cascalho. 

 

Como escolher uma bicicleta ideal para você

 

Agora que você já conhece as principais modalidades de ciclismo, nada melhor do que aprender como escolher uma bicicleta.

 

Para fazer uma boa escolha, você deve se perguntar duas coisas:

  • Qual é o seu objetivo com a bike? Lazer, locomoção na cidade, prática intensa de exercícios?
  • Qual o tipo de solo que você pedala? Asfalto, terra, trilhas?

 

Feito isto, você está pronto para conhecer os principais tipos de bikes:

 

Bicicleta urbana 


A bike urbana é recomendada para quem está em busca de uma opção de transporte, seja para o trabalho, faculdade ou qualquer outro trajeto mais longo.


Diferentemente da bike de passeio, ela possui amortecimento para reduzir impactos, afinal, na cidade você pode se deparar com vários buracos ou degraus. Outras características são: selim mais largo, protetor de corrente e para-lamas e marchas.

 

Bicicleta elétrica 


Esta é uma excelente opção para quem deseja mais agilidade na vida para se locomover diariamente. 

 

Trata-se de um modelo movido total ou parcialmente por um motor elétrico, ou seja, o ciclista não precisa fazer tanto esforço para pedalar.

 

Bicicleta de passeio 

 

Indicada para quem busca uma bicicleta para pedalar por lazer. É um modelo leve, com bom desempenho em parques e ciclovias. Alguns podem possuir marchas e, no geral, essas bikes contam com pneus mais finos e um assento mais largo, proporcionando conforto.

 

É importante ressaltar que não é um modelo indicado para transporte, pois o seu desempenho pode ser inferior em termos de velocidade e em ladeiras.

 

Bicicleta dobrável 

 

As bicicletas dobráveis estão ganhando cada vez mais adeptos que são fãs da sua praticidade. O design diferenciado permite que sejam carregadas com maior facilidade em deslocamentos nos grandes centros urbanos.
 

Em relação às bikes tradicionais, as dobráveis exigem bastante equilíbrio e também não são tão firmes para ultrapassar buracos e obstáculos nas ruas.

 

Já em relação às rodas e pneus, que são menores, tornam o modelo mais ágil para mudar de direção e desviar. Ao mesmo tempo, influenciam no esforço necessário para se locomover, pois as bikes dobráveis não desenvolvem grandes velocidades como as tradicionais.

 

Bicicleta mountain bike

 

A mountain bike é adaptável para vários tipos de terrenos. Apesar de ser ideal para quem deseja pedalar em trilhas, também pode ser utilizada em percursos longos nas ruas da cidade, onde a superfície às vezes também é irregular.
 

Conta com pneus largos e com cravos, para que o ciclista possa ter maior estabilidade durante o percurso. São muito resistentes e apresentam até 27 marchas, além de sistemas de suspensão e amortecimento.

 

Bicicleta BMX 

 

A BMX é utilizada por ciclistas que praticam esta modalidade específica e, por isso, tem características voltadas para as condições desse tipo de pista.

 

São leves, resistentes e de pequeno porte. As rodas costumam ser de aro 20 e os pneus apropriados para a terra. Além disso, costumam ter apenas uma marcha e um freio.
 

Bicicleta Speed 

 

Por fim, a bike speed é desenvolvida para altas velocidades, por isso, possui aerodinâmica diferenciada e é bem mais leve que outros modelos.

 

As suas características não a tornam tão confortável, pois o selim é estreito, assim como os pneus.
 

Explore diferentes rotas com o Riderize 

 

Gostou de todas as dicas? Agora você já sabe como escolher uma bicicleta e pode começar a planejar as aventuras e passeios no pedal.

 

A nossa dica final é simples: baixe o aplicativo do Riderize, uma plataforma focada em experiências inovadoras por meio da tecnologia, e tenha acesso a diversas rotas para fazer em sua bike.

 

Quer saber mais? Acesse o site do Riderize ou baixe o aplicativo na AppStore ou Google Play!

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app