Monitoramento de peças da bike: o que é e como torna a experiência no pedal mais segura?

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Se você gosta de pedalar, sabe como é importante garantir a sua segurança durante esta atividade física, não é mesmo? Entre tantos recursos disponíveis no mercado, o monitoramento de peças da bike é um dos indispensáveis.
 

O Riderize é um aplicativo que une tecnologia e ciclismo, no qual é possível realizar este monitoramento constante. Além disso, ao se cadastrar, você tem acesso a rotas, eventos e desafios e ao acompanhamento de todas as suas atividades e do desempenho na bicicleta.
 

O app é bastante completo e oferece funcionalidades como:

  • gravador de pedaladas;
  • mapa offline;
  • integração com monitores de pedalada, como Garmin, Polar, Strava e Apple Health;
  • tela com desempenho nos desafios cadastrados.

 

Ao longo deste artigo, explicaremos em detalhes como funciona o monitoramento de peças da bike do Riderize e a sua importância. Continue a leitura para conferir todas as informações!
 

Por que o monitoramento de peças da bike é tão importante?
 

Estamos vivendo um momento bem favorável para as bikes. Um estudo realizado pela Strava apontou o aumento do uso de bicicletas em diferentes regiões do Brasil entre 2019 e 2021, revelando que o interesse por esse meio de transporte se tornou maior após o começo da pandemia de Covid-19.

 

O destaque aqui vai para Curitiba, local onde houve o maior crescimento da utilização de bicicletas, 31% maior se comparado ao ano de 2019. Na sequência, estão:

  • Rio de Janeiro (+25%);
  • Porto Alegre (+24%);
  • Brasília (+21%);
  • Belo Horizonte (+20%);
  • Florianópolis (+16%).
     

Diante destes dados de crescimento, é importante que os ciclistas fiquem atentos às necessidades de manutenção das peças da bike, tendo em vista que o uso da bicicleta está cada vez mais frequente.
 

Quando as peças da bicicleta estão desgastadas, por qualquer motivo que seja, isso pode comprometer a segurança e a experiência no pedal, até mesmo influenciando negativamente o desempenho do ciclista.

 

Quanto mais uso, maior a necessidade de revisões e manutenções para garantir conforto, performance e proteção. E, nessas situações, contar com um app que faz o monitoramento das peças da bike torna o seu dia ainda mais prático.

 

Conheça o recurso de monitoramento de peças do Riderize

 

A Riderize conta com uma interface simples e amigável, tornando a experiência bastante agradável para ciclistas de todos os níveis. 

 

O recurso disponível para monitorar as peças da bicicleta também é muito fácil de usar, que tal conferir em detalhes?
 

Comece cadastrando a sua bike

 

Após baixar o app e fazer o login, o primeiro passo deve ser cadastrar a sua bike. Basta clicar em “Progresso” (no menu inferior) e depois em “Adicionar uma bike”.

 

É possível incluir informações como:

  • data de compra;
  • modelo;
  • marca;
  • peso;
  • número de série;
  • cor e material;
  • ano e tamanho do quadro.
     

Adicione as peças da bike

 

Em seguida, é necessário adicionar as peças da sua bicicleta. 

 

Para isso, o usuário deve escolher a peça previamente cadastrada, especificando questões como marca, modelo e data em que foi instalada

 

Configure o aviso de manutenção
 

No momento de adicionar as peças, o usuário deve configurar o aviso de manutenção, que pode ser de acordo com diversos fatores, como quilometragem, altimetria, data ou hora. 

 

Todas as peças têm uma sugestão de manutenção que é definida de acordo com os parâmetros das grandes marcas. O ciclista, por sua vez, tem a opção de criar um lembrete quando a manutenção estiver próxima para, assim, não se esquecer de realizar a revisão.
 

O monitoramento das peças da bike disponibiliza dados sobre as pedaladas de acordo com os pedais que são enviados para o aplicativo. Assim, nessa área é possível acompanhar o acúmulo da distância, tempo, altimetria e a média semanal de pedaladas.
 

Conforme a distância, o tempo e a altimetria aumentam, é contabilizado o desgaste das peças, que aparece em forma de porcentagem.

 

Outro ponto interessante em relação ao monitoramento é que o app permite criar um histórico das manutenções a fim de controlar o uso de desgaste.

 

Faça a integração com gravadores de pedaladas
 

O app do Riderize permite a integração com o gravador de pedaladas utilizado pelo usuário, o que torna a jornada muito mais completa. 
 

É possível integrar o Strava, Polar, Garmin, Apple Health, Ride with GPS e Wahoo.
 

Confira quanto CO2 você deixou de emitir nas pedaladas

 

Por fim, um último recurso muito interessante é a possibilidade de visualizar, por meio de um gráfico, o quanto de CO2 você deixou de emitir pedalando. É uma forma de visualizar o impacto positivo que você está gerando no meio ambiente.

 

Quais são os benefícios do monitor de peças do Riderize?

 

Quem pedala com frequência sabe como a bicicleta desgasta com o tempo, por isso, contar com um monitoramento automático das peças é uma praticidade e tanto. 

 

Entre os principais benefícios deste recurso dentro do app do Riderize, não podemos deixar de citar:

  • controle total sobre a sua bike e o seu funcionamento;
  • maior segurança e proteção para o ciclista, que consegue detectar quais peças precisam de manutenção antes de sofrer qualquer consequência negativa, como um acidente;
  • otimização do desempenho da bike, pois a falta de manutenção pode afetar o rendimento no pedal;
  • redução de custos a longo prazo ao evitar danos maiores na bike que são decorrentes da falta de conservação preventiva;
  • maior controle e planejamento devido ao acesso ao histórico de manutenções.

 

Monitore a sua bike com o Riderize

 

A tecnologia já está revolucionando o mercado de ciclismo. 

 

O monitoramento de peças é um dos pilares fundamentais para que os ciclistas tenham mais segurança e um ótimo desempenho na bike. Esse tipo de controle e automatização facilita bastante o dia a dia e reduz riscos desnecessários.

 

O Riderize oferece esse e outros recursos em seu aplicativo, que está disponível na AppStore ou no Google Play. Tudo o que fazemos é com o objetivo de contribuir para tornar as experiências de ciclismo mais eficientes e protegidas de imprevistos e acidentes.
 

Para começar a utilizar todos os benefícios do Riderize, baixe agora mesmo o app e viva aventuras inesquecíveis no pedal!


 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app