Pedal na Serra Catarinense: tudo que você precisa saber antes de ir

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Se você tem vontade de explorar a região sul do país de bicicleta, precisa conferir onde pedalar na Serra Catarinense, a região mais fria do Brasil.

 

Ao longo deste artigo, você poderá conhecer mais sobre as principais rotas, suas peculiaridades e o que é preciso levar para realizar esse tipo de pedal com segurança. 

 

Que tal continuar a leitura para ter acesso a todas as informações e começar a planejar a sua próxima viagem?

 

Conheça a Serra Catarinense

 

O Planalto Serrano catarinense é o único lugar em nosso país onde a precipitação de neve é certa e, todos os anos, a paisagem verde e amarela se torna branca durante alguns dias do inverno.

 

A região está localizada no sudeste do estado, a 100 quilômetros de distância do litoral catarinense. Por lá, as altitudes variam de 800 a 1828 metros e os termômetros podem bater -14ºC. 

 

O local se caracteriza por campos de altitude, florestas, cachoeiras, mirantes, vales e grandes cânions, ou seja, é perfeito para quem gosta de viagens que proporcionam contato com a natureza.

 

Os principais destinos da serra são Urubici, Bom Jardim da Serra, Urupema e São Joaquim.

 

Quando ir e como chegar à Serra Catarinense
 

É possível ir à Serra Catarinense o ano todo, mas é no inverno (junho, julho e agosto) que a serração e a geada tornam a paisagem diferente e especial. Para quem gosta de frio, com certeza é indicado ir nesse período, mas se o seu objetivo é pedalar na região, é importante analisar as condições do tempo para fazer as rotas de bicicleta com segurança.

 

Nos meses de inverno, as geadas são frequentes e as temperaturas ficam abaixo de 5ºC, ou seja, a vegetação e os campos estão congelados.
 

Ao optar por visitar o local em outras épocas do ano, você poderá aproveitar ainda mais as atrações naturais, como trilhas pelos cânions, passeios 4x4, rapel e escaladas.

 

Para chegar à Serra Catarinense, o aeroporto mais próximo é o da cidade de Lages, que está a 80 quilômetros de São Joaquim.
 

O aeroporto de Florianópolis está a 220 quilômetros da Serra do Rio do Rastro e a 180 quilômetros de Urubici. Já o  aeroporto de Porto Alegre, por sua vez, está a 420 quilômetros de Urubici.

 

Ao optar por chegar de avião, é recomendado alugar um carro. Se preferir, também é possível ir de ônibus até um dos destinos e depois pegar outras linhas entre os destinos da serra.

 

Fonte: Viagens e Caminhos

 

O que levar para um pedal na serra

 

Para realizar o seu pedal na serra com segurança, é preciso preparar muito bem a sua mochila para garantir que não falte nada ao longo do percurso.

 

O primeiro ponto de atenção é não sobrecarregar a bicicleta, pois quanto mais leve estiver, mais fácil serão os trechos de subida. Além disso, é fundamental ver bem quais serão as condições de clima, que podem exigir instrumentos e aparatos específicos.
 

No geral, tenha em mente que é necessário pelo menos o seguinte:

  • acessórios básicos de proteção: capacete, luva, óculos e filtro solar;
  • mochila de hidratação e alimentação, com isotônicos, frutas secas, barras de cereal, castanha, nozes, água etc;
  • kit de primeiros socorros básico;
  • kit de manutenção para a bike: bomba de ar, chave de corrente, kit remendo; chave de raio, canivete suiço etc;
  • um ciclocomputador para se orientar pelos mapas;
  • roupas adequadas para o ciclismo, como bermuda, corta vento, capas de chuva, sapatilha, camisetas etc.


Onde pedalar na Serra Catarinense
 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa bela região no sul do país, nada melhor do que descobrir onde pedalar na Serra Catarinense e como aproveitar as melhores rotas. Confira:

 

Cascata do Avencal

 

Para os apaixonados por cachoeiras, a Cascata do Avencal é um destino imperdível. Com queda livre de 100 metros, é uma das principais atrações de Urubici.

 

O nome Avencal é derivado de Avenca, um tipo de vegetação muito comum na região. A cascata, por sua vez, é formada pelo riacho do Funil, que despenca de uma parede rochosa em semicírculo.

 

No parque, há vários mirantes para desfrutar da bela paisagem, sendo o de vidro o mais próximo da Cascata do Avencal, bem ao lado da cachoeira. Além disso, os mais aventureiros podem experimentar uma tirolesa.

 

Para quem deseja chegar ao local de bicicleta, saindo do centro de Urubici, são 26 quilômetros pedalando na estrada.

 

Fonte: Viagens e Caminhos

Cânion do Funil

 

Este é um dos três grandes desfiladeiros de Bom Jardim da Serra e está localizado a poucos quilômetros da Serra do Rio do Rastro. 

 

O Cânion do Funil está a 1590 metros de altitude no seu ponto mais elevado (no norte) e por volta de 1450 metros (no sul). Conta com 2 quilômetros de extensão e uma largura que varia de 500 a 1000 metros.

 

É possível fazer um passeio de quadriciclo para acessar o cânion, que dura por volta de 2 horas com visitação ao mirante.
 

Saindo do centro de Bom Jardim da Serra, o percurso de bike para chegar ao cânion totaliza quase 28 quilômetros.

 

Fonte: Viagens e Caminhos

 

Morro das Torres

 

O nome Morro das Torres é decorrente da existência de antenas de telefonia e televisão na região. Está localizado a apenas 7 quilômetros do centro de Urupema e é o ponto mais alto da cidade, com 1750 metros.

 

A paisagem é de tirar o fôlego e, em dias de tempo bom, o acesso é fácil. Saindo do centro de Urupema, são 15,8 quilômetros de bicicleta em uma rota de estrada.


Fonte: Turismo Urupema

 

Morro da Cruz (Alto do Morro Grande)

 

O Morro da Cruz tem mais de 1100 metros de altitude, sendo um dos pontos mais altos de Lages. No alto, há uma capela e uma cruz de 19 metros de altura. 


Além disso, conta com um mirante panorâmico com uma escadaria de 513 degraus para quem estiver a pé (para quem está de carro, há uma passagem para automóveis).

 

É um local para se admirar a paisagem da cidade e para praticar voo livre. De bicicleta, saindo do centro de Lages, são 22,7 quilômetros.

 

Fonte: Nd+

 

Parque Turistico Cachoeira Papuã

 

Inaugurado em 2020, o parque está a 17 quilômetros da Serra Bela e conta com ótima infraestrutura, inclusive adaptado para acessibilidade.

 

As passarelas têm pouco mais de 300 metros de extensão e terminam em uma plataforma-mirante de vidro que oferece a vista de uma paisagem maravilhosa. Com 120 metros de altura e vidro a seus pés, é possível desfrutar da natureza e das quedas d’água.

 

Além disso, no parque há o Sky Bike, o Balanço infinito e o passeio de balão. Já para quem gosta de piqueniques, há decks exclusivos para vivenciar esta experiência.

 

Para os amantes do pedal, saindo do centro de Urubici, é possível chegar ao parque em um trajeto de 12,2 quilômetros.
 

Fonte: Guia Viajar Melhor

 

Serra do Corvo Branco

A Serra do Corvo Branco está na divisa entre Urubici e Grão-Pará, entre fendas e montanha íngremes, a 1470 metros de altitude. 
 

O nome é derivado de uma ave, o Urubu-rei, que tem somente penas brancas e faz ninho no local. Antigamente, os moradores chamavam o animal de corvo, o que gerou o nome da serra, Corvo Branco.


É um caminho com muitas curvas e, portanto, considerado bem perigoso, principalmente em dias de chuva. Além disso, há mirantes no percurso que proporcionam uma bela vista.
 

O ponto mais famoso é conhecido como “garganta”, que é onde a estrada atravessa dois paredões. O trecho é conhecido por ser o maior corte em rocha arenítica do país.

 

Saindo de Urubici, há estrada de asfalto e terra, totalizando pouco mais de 50 quilômetros.
 

Fonte: Serra Bela
 

Cânion Espraiado

 

O Cânion Espraiado é uma atração de difícil acesso, mas uma das mais conhecidas de Urubici.

 

Está localizado na parte sul do Campo dos Padres, a 1500 metros de altitude e tem uma beleza de tirar o fôlego. O Espraiado tem penhascos altos e verticais, com diversas cachoeiras.

 

Para os amantes de trekking e passeio em meio à natureza, é a pedida certa.


Faça as rotas na Serra Catarinense com o Riderize

 

Agora que você já sabe onde pedalar na Serra Catarinense, pode começar a planejar a sua próxima viagem de bike com o Riderize, uma plataforma focada em experiências inovadoras para ciclistas por meio da tecnologia.

 

Ao acessar o site ou aplicativo, é possível se inscrever nos desafios, ter acesso a diversos benefícios e conferir detalhes sobre os trajetos para garantir segurança e diversão na sua aventura.

 

Quer saber mais? Acesse o site do Riderize ou baixe o aplicativo na AppStore ou Google Play!


 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app