Você realmente conhece a suspensão da sua bike? Confira tudo sobre a peça!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A suspensão é um componente fundamental em uma bicicleta de trilha, mountain bike ou qualquer modalidade que envolva terrenos acidentados ou com obstáculos. Sua função principal é absorver os impactos, garantindo uma pedalada mais confortável e segura. Neste texto, vamos abordar a importância da suspensão na bike, como fazer a manutenção e algumas dicas de uso para prolongar sua vida útil.

Qual a sua função?

A função da suspensão na bike é, como já mencionado, absorver os impactos provenientes do terreno. Isso faz com que o ciclista tenha mais controle da bicicleta e uma pedalada mais suave, além de evitar lesões causadas por trepidações em excesso. A suspensão pode ser encontrada na dianteira (suspensão dianteira) ou na traseira (suspensão traseira) da bicicleta.

 

A suspensão dianteira é mais comum em bicicletas de trilha, mountain bike e outras modalidades que exigem mais da bike em relação aos obstáculos no caminho. Ela é responsável por absorver os impactos na roda dianteira e garantir maior estabilidade e controle ao ciclista. Já a suspensão traseira é mais comum em bicicletas de downhill, cross-country e freeride, onde há uma exigência ainda maior na absorção de impactos.

 

A importância da suspensão
 

A importância da suspensão na bike está diretamente ligada ao conforto e segurança do ciclista. Ao absorver os impactos, ela evita trepidações em excesso que podem causar desconforto e até mesmo lesões ao ciclista. Além disso, ela garante uma pedalada mais estável e precisa, permitindo que o ciclista enfrente obstáculos com maior confiança.
 

Como e quando fazer a manutenção

 

Para manter a suspensão da bike em bom funcionamento e prolongar sua vida útil, é necessário fazer a manutenção correta. É recomendado que a manutenção seja realizada por um profissional a cada 50h de uso, mas algumas dicas podem ajudar na hora de cuidar da suspensão da sua bicicleta.

 

Primeiramente, é importante seguir as recomendações do fabricante em relação à manutenção. Verificar regularmente o estado do óleo, das vedações e dos componentes é fundamental para garantir um bom funcionamento da suspensão. Além disso, a limpeza correta e a lubrificação adequada dos componentes também são importantes para prolongar a vida útil da suspensão.

 

Dicas de uso
 

Em relação ao uso da suspensão, algumas dicas podem ajudar a garantir um bom desempenho e evitar danos ao componente. A primeira dica é ajustar corretamente a suspensão de acordo com o tipo de terreno e a modalidade de ciclismo. O ajuste incorreto pode fazer com que a suspensão não absorva os impactos de forma eficiente, comprometendo o desempenho e a segurança do ciclista.
 

Outra dica importante é não ultrapassar os limites da suspensão. Cada suspensão tem um limite de carga e uma capacidade de absorção de impactos. Ultrapassar esses limites pode danificar a suspensão e comprometer sua eficiência. 

Monitore a sua bike com o Riderize

 

A tecnologia já está revolucionando o mercado de ciclismo. 

 

O monitoramento de peças é um dos pilares fundamentais para que os ciclistas tenham mais segurança e um ótimo desempenho na bike. Esse tipo de controle e automatização facilita bastante o dia a dia e reduz riscos desnecessários.

 

O Riderize oferece esse e outros recursos em seu aplicativo, que está disponível na AppStore ou no Google Play. Tudo o que fazemos é com o objetivo de contribuir para tornar as experiências de ciclismo mais eficientes e protegidas de imprevistos e acidentes.
 

Para começar a utilizar todos os benefícios do Riderize, baixe agora mesmo o app e viva aventuras inesquecíveis no pedal!
 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app