Cachoeiras do Vale Europeu que você precisa conhecer

Texto de: Larissa Coelho da Silva

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

As Cachoeiras do Vale Europeu são de tirar o fôlego e uma ótima pedida para quem quer aproveitar o pedal apreciando as belezas da natureza.

Se você quer pedalar pela região, mas não sabe como chegar ou mesmo encontrar essas belezas naturais, neste conteúdo apresentamos algumas sugestões imperdíveis para visitar com sua bike.

E claro, disponibilizamos dentro da Plataforma Riderize as melhores rotas para você chegar de bicicleta até cada uma delas. Confira!

Cachoeiras do Vale Europeu: conheça mais a região

A região do Vale Europeu está localizada no Médio Vale do Itajaí e conta com as seguintes cidades que compõem esse roteiro, de acordo com o site da AMVE - Associação de Municípios do Vale Europeu:

  • Apiúna
  • Ascurra
  • Brusque
  • Benedito Novo
  • Botuverá
  • Doutor Pedrinho
  • Gaspar
  • Guabiruba
  • Indaial
  • Pomerode
  • Blumenau
  • Rio dos Cedros
  • Rodeio
  • Timbó.

O primeiro ponto que vale mencionar do Vale Europeu é o seu famoso Circuito com foco no cicloturismo, onde durante mais ou menos 7 dias e com uma média de 300 km, você pode fazer o Circuito Vale Europeu de bike.

Você consegue realizar sozinho esse roteiro, mas existem vários operadores e agências de viagens com pacotes que permitem explorar ao máximo todo o percurso, cultura e sabores do circuito.

Entre eles, não podemos deixar de citar o trabalho realizado pelo Jessie Chimachi, do Pedalando Mundo Afora, que oferece anualmente um pacote completo para os ciclistas aproveitarem o Vale Europeu do início ao fim.

Se você quer conferir como foi a 31ª Edição do Circuito Vale Europeu de Cicloturismo realizado pelo Pedalando Mundo Afora, acesse o blog post que produzimos em parceria com o Jessie Chimachi.

Um pouco de história…

Conforme informações da matéria publicada no site NSC Total“a colonização europeia - especialmente alemã e italiana -, que aportou à região na segunda metade do século 19, imprimiu nestes municípios marcas que seguem vivas. Desde heranças concretas, como a arquitetura antiga e a gastronomia típica, até o modo de ser e de viver.”

Ou seja, o Vale Europeu, como o próprio nome sugere, teve forte colonização alemã e italiana e de imigrantes de outras regiões da Europa como austríacos, poloneses e portugueses

Essa é a característica mais marcante por quem visita o Vale, já que os traços presentes na arquitetura, comida e cultura são fortes.

Agora, confira abaixo as cachoeiras do Vale Europeu que você precisa conhecer!

Cachoeira Véu de Noiva - Doutor Pedrinho

cachoeira-veu-de-noiva-doutor-pedrinho.webp

A Cachoeira Véu de Noiva está localizada na cidade de Doutor Pedrinho - SC, mais precisamente a 10 Km do centro da cidade, no Bairro Benedito Alto.

Para chegar até ela você pode realizar uma caminhada de 1 km em meio à mata e conferir de perto essa beleza natural que tem uma queda de 63m de altura!

Se você quer conferir a Cachoeira Véu de Noiva, acesse a plataforma Riderize, procure pelo “Vale Europeu” e confira nossa sugestão de rota a partir do centro da cidade!

Cascata Salto Donner - Doutor Pedrinho

cascata-salto-donner-doutor-pedrinho.webp

A Cascata Salto Donner também está situada na cidade de Doutor Pedrinho e encanta quem passa pelo local devido às suas formações rochosas e graciosidade como um todo.

Localizada no Bairro Salto Donner, tem seu nome em homenagem a Fritz Donner, pioneiro na colonização da região. 

Ela conta com uma queda de 25 metros de altura e um mirante panorâmico que permite visualizar todos os detalhes do local.

Se você quer conferir a Cascata Salto Donner, acesse a plataforma Riderize, procure pelo “Vale Europeu” e confira nossa sugestão de rota para chegar até ela!

Cachoeira da Pedra Furada - Benedito Novo

cachoeira-da-pedra-furada-benedito-novo.webp

A Cachoeira da Pedra Furada é uma das belezas naturais de Benedito Novo e fica, junto com a Cachoeira da Solidão, dentro de uma propriedade particular, sendo necessário pagar entrada.

O local fica aberto aos finais de semana e durante a semana apenas é permitida a visita com agendamento. 

Vale ainda citar que ela tem mais de 70 metros de altura e que o percurso até ela leva em média 30 minutos de caminhada, sendo necessário questionar a possibilidade de ir até ela de bike.

Se você quer conferir a Cachoeira da Pedra Furada, acesse a plataforma Riderize, procure pelo “Vale Europeu” e confira nossa sugestão de rota para chegar até ela!

Cachoeira Salto do Zinco - Benedito Novo

cachoeira-salto-do-zinco-benedito-novo.webp

A Cachoeira Salto do Zinco está localizada na cidade de Benedito Novo, dentro da propriedade da Fazenda Campo do Zinco. Por estar situada dentro de uma área particular, é necessário agendar a visita.

Sobre essa beleza natural, ela tem 76 metros de altura e ao longo do percurso há placas indicando a localização do mirante e práticas proibidas e permitidas no local.

Como é possível ir de carro até o mirante, acreditamos que o trajeto possa ser feito também de bike, sendo interessante validar essa informação com os donos da propriedade.

Se você quer conferir a Cachoeira Salto do Zinco, acesse a plataforma Riderize, procure pelo “Vale Europeu” e confira nossa sugestão de rota para chegar até ela!

Cachoeira das Andorinhas - Apiúna

cachoeira-das-andorinhas-apiuna.webp

Uma das belezas imperdíveis de Apiúna é a Cachoeira das Andorinhas, situada na localidade de São Jorge I, a 35 km da cidade. Ela conta com uma trilha de acesso facilitado e possui em média 25 metros de altura.

Se você quer conferir a Cachoeira das Andorinhas, acesse a plataforma Riderize, procure pelo “Vale Europeu” e confira nossa sugestão de rota para chegar até ela!

Cachoeira Formosa - Rio dos Cedros

cachoeira-formosa-rio-dos-cedros.webp

Já a Cachoeira Formosa, localizada na cidade de Rio dos Cedros, tem 40 metros de altura e está a cerca de 40 km do centro da cidade, mais precisamente na localidade de Alto Palmeiras.

Se você quer conferir a Cachoeira Formosa, acesse a plataforma Riderize, procure pelo “Vale Europeu” e confira nossa sugestão de rota para chegar até ela!

Conheça as Cachoeiras do Vale Europeu através das rotas do Riderize

Como você viu ao longo do conteúdo, não faltam cachoeiras do Vale Europeu para conhecer de bike, seja sozinho ou com os amigos e familiares!

Vale lembrar que em todas as sugestões apresentadas é importante buscar se informar com os órgãos locais ou mesmo proprietários quanto a entrada, ou acesso ao local das cachoeiras.

E sobre como chegar lá, isso não tem segredo, dentro do Riderize pesquise por “Vale Europeu” e acesse todas as rotas disponíveis para cada uma das cachoeiras que mostramos até aqui.

Faça o download do Riderize no Google Play ou Apple Store gratuitamente. Caso você já tenha a plataforma, basta acessar esse link e conferir as rotas dentro do aplicativo ou mesmo pelo seu login no desktop!

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app