3 rotas para pedalar em Balneário Piçarras

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Já pensou que experiência incrível seria pedalar em Balneário Piçarras, em Santa Catarina, ao mesmo tempo que você aproveita tantas belezas naturais da região?

Não há como negar que conhecer o litoral brasileiro em cima de uma bicicleta é algo único e bem diferente de simplesmente fazer os passeios em um carro ou ônibus, por exemplo. 

Dessa forma, você realmente explora o percurso, pode sentir o clima e os aromas, além de fazer um esporte enquanto turista.

Se você está em busca de novas rotas para pedalar pelo sul do Brasil, não deixe de conferir todas as dicas que trouxemos neste artigo. Pode ter certeza de que você vai terminar a leitura já querendo programar a sua próxima viagem de cicloturismo.

Conheça Balneário Piçarras

Localizado no litoral Norte de Santa Catarina, Balneário Piçarras tem pouco mais de 6 quilômetros de orla e lindas praias. Está a somente 120 quilômetros de Florianópolis e 190 quilômetros de Curitiba.

Uma curiosidade interessante é o fato de que o nome “Piçarras” é decorrente do Piçarro, que são rochas de argila muito presentes no solo da cidade. 

Fundado em 1963, há alguns anos o local não tinha quase areia na praia e o mar estava invadindo as calçadas. Para resolver a situação, foram construídos três molhes para deixar o mar mais calmo e adicionada areia para aumentar a praia.

A região conta com mar, rio e Mata Atlântica, ou seja, é perfeito para quem é apaixonado por diferentes tipos de natureza. Por lá, é possível fazer esportes náuticos, passeios de barco e curtir a praia.

Além disso, conta com excelente infraestrutura, com calçadão, bares, casas noturnas, restaurantes e o maior Museu Oceanográfico da América Latina.

Fonte: Viagens e Caminhos

3 rotas para pedalar em Balneário Piçarras

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a região, nada melhor do que se aprofundar nos detalhes de 3 rotas incríveis para pedalar em Balneário Piçarras:

1. Morro da Pedra

rota-morro-da-pedra-balneario-picarras.png

O Morro da Pedra é ideal para quem gosta de turismo ecológico e de aventura. Está localizado no bairro de Escalvados e tem uma linda vista da região, além de rampas para voos de parapente e asa-delta.

É no interior do município que está o Morro da Pedra, com mais de 300 metros de altitude, onde é possível avistar o Balneário Piçarras, Navegantes, Penha, Itajaí, etc.

Vale reforçar que chegar ao topo do morro exige bom preparo físico, pois é íngreme. É possível subir a pé, por meio de trilhas, o que leva por volta de uma hora, mas também há a possibilidade de ir de bicicleta.

Para quem gosta de pedalar, o percurso saindo de Balneário Piçarras leva por volta de 1 hora e 20 minutos, totalizando 33 quilômetros.

Se você quer ir até o Morro da Pedra, acesse a plataforma Riderize, procure por “Balneário Piçarras” e selecione a rota “Morro da Pedra”.

Fonte: Portal Municipal de Turismo de Navegantes

2. Ponta da Vigia

rota-ponta-da-vigia-balneario-picarras.png

A Ponta da Vigia tem este nome porque era onde ficavam os pescadores responsáveis por vigiar o mar enquanto esperavam avistar baleias, animais caçados pela Armação baleeira instalada em Penha há muitos anos.

A região conta com uma vista muito bonita e foi transformada em área de preservação ambiental e centro de um parque natural que será criado na cidade em breve.

Para quem é aventureiro, fica a dica de possibilidade de prática de rapel, mas também é um excelente programa para famílias.

Os ciclistas de plantão podem ir até o local saindo do centro de Balneário Piçarras e passando pela Praia da Saudade. São quase 30 quilômetros de pedaladas, totalizando, em média, pouco mais de 1 hora de trajeto.

Se você quer ir até a Ponta da Vigia, acesse a plataforma Riderize, procure por “Balneário Piçarras” e selecione a rota “Ponta da Vigia passando pela Praia da Saudade”.

Fonte: Portal Municipal de Turismo de Penha

3. Museu Oceanográfico

rota-museu-oceanografico.png

Uma das grandes atrações de Balneário Piçarras é o Museu Oceanográfico Univali (MOVI), que fica às margens da BR 101.

Criado em 1987, é um dos quatro principais acervos de história natural do Brasil. Além disso, dentro da temática oceanográfica, é o maior das Américas e o terceiro maior do mundo.

O acervo MOVI conta com mais de 200.000 mil peças, sendo que a exposição do museu apresenta por volta de 1500. É uma oportunidade de se aprofundar na biodiversidade marinha brasileira, além de conferir animais vivos em aquários.

Para quem deseja ir até o museu de bike, a rota é bem curtinha, com menos de 10 quilômetros e totalizando pouco mais de 10 minutos.

Se você quer ir até o Museu Oceanográfico, acesse a plataforma Riderize, procure por “Balneário Piçarras” e selecione a rota “Museu Oceanográfico”.

Fonte: Portal Municipal de Turismo de Balneário Piçarras

O que levar para pedalar em Balneário Piçarras?

Quem já tem experiência no pedal já sabe o que é necessário levar para fazer esse tipo de rota de bike. Mas, se você está começando e ainda tem muitas dúvidas, não deixe de considerar o seguinte:

  • acessórios básicos de proteção: capacete, luva e óculos;
  • mochila de hidratação e alimentação, com isotônicos, frutas secas, barras de cereal, castanha, nozes, água, etc;
  • kit de manutenção para a bike: bomba de ar, chave de corrente, kit remendo; chave de raio, canivete suíço, etc;
  • kit de primeiros socorros básico, caso se machuque ao longo do trajeto;
  • um ciclocomputador para se orientar pelos mapas;
  • filtro solar, mesmo em dias nublados;
  • roupas adequadas: bermuda, corta-vento, capas de chuva, sapatilha de ciclismo, camisetas, etc.

Faça as rotas de Balneário Piçarras com o Riderize 

Curtiu as dicas sobre Balneário Piçarras? Então, não deixe de realizar essas rotas com o Riderize, a melhor plataforma focada em experiências inovadoras para ciclistas por meio da tecnologia.

Em nosso aplicativo ou site, você pode se inscrever nos desafios. Por lá, há diversas rotas para realizar de bike em Balneário Piçarras, com todos os detalhes sobre os trajetos para ter uma aventura segura e inesquecível.

Acesse as rotas em Balneário Piçarras no site do Riderize ou baixe o aplicativo na AppStore ou Google Play!

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app