Onde pedalar em Penha com 2 dias?

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Santa Catarina é um estado cheio de atrativos para quem gosta de belezas naturais. Pedalar em Penha, por exemplo, é uma maneira muito interessante para conhecer a região enquanto você aproveita as praias e parques de bicicleta.


Quer conhecer os principais atrativos de Penha, rotas que podem ser exploradas de bike e curiosidades sobre a cidade? Então, leia até o final e aproveite todas as nossas dicas.
 

Conheça um pouco mais sobre Penha
 

Você provavelmente já ouviu falar no parque do Beto Carrero, não é mesmo? Esta atração tão procurada por turistas de todos os cantos está localizada em Penha, cidade que fica no litoral norte de Santa Catarina.
 

A região, que conta com 31 quilômetros de orla marítima e 19 lindas praias, também é conhecida como a Capital Nacional do Marisco, pois é a maior produtora brasileira do mesmo. Aliás, a Festa do Marisco acontece em janeiro e fevereiro e é um grande evento gastronômico, que abriga apresentações folclóricas, culturais e artísticas.
 

As praias de destaque da cidade são da Saudade, do Quilombo, Alegre, Itapocoroy, Fortaleza e da Canela.
 

Quais são as rotas de bike para pedalar em Penha em dois dias?

 

Os apaixonados por cicloturismo podem desfrutar de várias rotas de bike em Penha. Se você tem pouco tempo na cidade, então as nossas dicas são ideais, pois são possibilidades para se fazer em dois dias.


Confira os roteiros que separamos:
 

Ponta da Vigia

A ponta da Vigia se trata de uma colina à beira-mar, sendo que lá do alto é possível avistar todo o litoral de Penha. 
 

A história deste ponto é a seguinte: na segunda metade do século XVIII, a cidade começou a abrigar uma armação de pesca de baleia e a ponta da Vigia oferecia um ponto estratégico importante para o monitoramento das águas.
 

Hoje, o local é uma área de preservação ambiental e centro do parque natural que deve ser criado nos próximos anos. Por lá, além de desfrutar da bela vista, é uma região na qual é possível praticar rapel.

 

Para ir até à ponta da Vigia de bike, saindo do centro, é uma rota que totaliza quase 17 quilômetros e leva em torno de 40 minutos. O percurso é de estrada e o ganho de elevação de 146 metros.
 

Fonte: Portal de Turismo de Penha
 

Morro do Quininho

 

A trilha ecológica no Morro do Quininho pode ser feita a pé ou de bicicleta. O percurso totaliza 1400 metros ida e volta em meio à Mata Atlântica. Entre os atrativos está o mirante por meio do qual é possível avistar o mar e a praia da Ilha Feia.
 

O preço para realizar a trilha é de R$5 para crianças e R$10 para adultos e ela está aberta diariamente.

 

Praia do Quilombo
 

Se você planeja pedalar em Penha, não pode deixar de conferir a rota da praia do Quilombo, localizada na encosta do Morro do Cambri, no centro da cidade. O nome é uma referência ao fato de que, na época da escravidão, a região abrigava escravos refugiados da Armação Baleeira de Itapocorói.

 

O local tem uma infraestrutura ótima. A praia conta com águas agitadas, com bastante pedras e, por isso, é considerada perigosa para banhistas comuns. No entanto, é um local muito procurado pelos surfistas.

 

Além disso, para os fãs de esportes, também há praça de ginástica, calçadão para pedaladas, caminhadas e corridas.

 

Se você tem interesse em ir até à praia do Quilombo de bike, saindo do centro de Penha o percurso tem 15 quilômetros e leva quase 40 minutos.


Fonte: Portal de Turismo de Penha

 

O que levar para fazer o pedal com tranquilidade e segurança?
 

Pedalar em Penha é uma ótima experiência, mas para realizar os percursos com segurança, é preciso ter em mãos os aparatos e mantimentos adequados.

 

No momento de planejamento da viagem, não deixe de conferir a previsão do tempo e condições específicas de cada rota, assim você garante melhor preparo. 

 

Tenha em mente que, no geral, é importante levar pelo menos o seguinte:

 

  • acessórios básicos de proteção: capacete, luva e óculos;
  • roupas adequadas: bermuda, corta-vento, capas de chuva, sapatilha de ciclismo, camisetas etc;
  • mochila de hidratação e alimentação, com isotônicos, frutas secas, barras de cereal, castanha, nozes, água etc;
  • kit de manutenção para a bike: bomba de ar, chave de corrente, kit remendo; chave de raio, canivete suíço etc;
  • kit básico de primeiros socorros;
  • um ciclocomputador;
  • filtro solar.

 

Faça as rotas de Penha com o Riderize
 

Está preparado para pedalar em Penha? Em apenas um fim de semana você consegue aproveitar o melhor das rotas da cidade e curtir a natureza enquanto pratica esporte.

 

Para aproveitar ao máximo, conte com o Riderize, uma plataforma que oferece experiências inovadoras para ciclistas por meio da tecnologia. Seja você iniciante ou experiente, pode ter certeza de que a aventura será muito melhor com essa parceria.
 

Acesse o nosso site ou aplicativo para se inscrever em desafios, ganhar benefícios e usufruir de todos os diferenciais que oferecemos.
 

Acesse o site do Riderize ou baixe o aplicativo na AppStore ou Google Play!


 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app