5 segredos para quem está iniciando no ciclismo

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Começar uma nova atividade física nem sempre é fácil. Para te incentivar, compilamos neste texto os segredos do ciclismo para iniciantes.
 

Ao conhecer mais sobre o ciclismo, os seus benefícios e como incluir o exercício com saúde  e segurança na sua rotina, pode ter certeza de que você vai querer experimentar. 
 

O artigo está recheado de informações e dicas importantes, por isso, leia até o final!
 

Por que começar a pedalar?

 

Pedalar é uma atividade física que pode ser apenas um momento de lazer ou até mesmo se transformar em um meio de transporte no seu dia a dia.
 

Além de garantir mais saúde e qualidade de vida, é um esporte que oferece benefícios para o corpo e a mente:

  • diminuição de estresse e ansiedade, além de melhora do humor;
  • melhora do sistema cardiovascular;
  • maior resistência muscular;
  • aceleração do metabolismo;
  • maior qualidade de sono;
  • redução de riscos de doenças cardíacas devido ao estímulo da circulação sanguínea e o fortalecimento dos músculos do coração.

 

Além disso, é uma prática bem acessível, pois nem sempre é preciso ter uma bike própria para pedalar. Boa parte das cidades já oferece sistemas de bicicletas compartilhadas, com vários pontos espalhados estrategicamente.
 

Os 5 segredos do ciclismo para começar a pedalar

 

Agora que você já conhece as principais vantagens, chegou a hora de se aprofundar nos segredos do ciclismo para iniciar a sua prática da melhor maneira possível. Vamos lá?
 

Escolha bem a sua bike

 

Quem está iniciando no ciclismo nem sempre sabe, mas existem vários tipos de bikes. Para realizar uma prática segura e agradável, é importante escolher a sua de acordo com as necessidades de uso.
 

A pergunta que você deve se fazer é: onde e com qual frequência vou pedalar?
 

Se o objetivo é fazer trilhas e viver grandes aventuras, pode ser interessante investir em uma Mountain Bike. 
 

Já se o foco é apenas pedalar na cidade e fazer trajetos curtos em asfalto e ciclovias, uma speed bike é o mais recomendado.
 

Lembre-se de que, dependendo do objetivo, é possível até mesmo alugar bicicletas compartilhadas que estão disponíveis pela sua cidade.
 

Transforme o ciclismo em um hábito

 

Para incluir de verdade o ciclismo na sua rotina, é preciso criar o hábito de pedalar com frequência. E, por mais que criar hábitos não seja fácil, é possível.
 

Caso o seu objetivo seja utilizar a bike como um meio de transporte, escolha os percursos que fará no pedal e quantas vezes por semana. Já se for apenas uma atividade de lazer, seja firme também ao definir como irá distribuir a atividade ao longo dos seus dias, encaixando-a entre as outras demandas e responsabilidades.
 

Lembre-se que o mais importante é ter comprometimento!

 

Invista em acessórios de segurança

 

Os acessórios são tão importantes quanto a escolha da bicicleta, pois irão garantir a sua segurança no pedal.

 

O principal é o capacete, fundamental em casos de acidentes que, infelizmente, podem acontecer. Procure por um modelo confortável e adequado para o tamanho da sua cabeça.
 

Além disso, para a bicicleta também é importante adquirir luzes e faróis, principalmente se você desejar pedalar à noite. Esse tipo de acessório é essencial para a sua segurança e a de outros ciclistas, pedestres e motoristas.

 

Outros itens que podem ser adquiridos, caso sinta necessidade, são buzinas e retrovisores. Ah, e se quiser manter a sua bike protegida contra furtos, não se esqueça de comprar um cadeado.

 

Por fim, tenha em mente que, dependendo dos circuitos que você deseja realizar, também há outros tipos de acessórios específicos para trilhas ou percursos mais longos.

 

Alongue-se antes e depois do pedal

 

O alongamento também é mais um dos segredos do ciclismo que você precisa conhecer antes de iniciar a sua prática.

 

Toda atividade física exige que você se alongue, pois é importante para prevenir dores e lesões capazes de prejudicar o desempenho no pedal. 
 

O ciclismo é um exercício que movimenta diferentes partes do corpo ao mesmo tempo e, por isso, é capaz de gerar tensões, principalmente nos ombros, pescoço e quadril. Como consequência, você perde a flexibilidade e a mobilidade e tem mais desconforto ao pedalar.

 

O alongamento é importante para evitar esse tipo de problema e o desenvolvimento de dores crônicas e deve ser feito antes e depois da prática do exercício em regiões como coxas, costas, braços, pescoço, panturrilhas etc.

 

Alongar-se antes de pedalar é uma forma de aquecer os músculos e preparar o corpo para a atividade. Já ao fazer depois da prática, ajuda a aliviar as tensões causadas.
 

Fique atento à alimentação
 

Assim como qualquer outro esporte, o ciclismo exige o preparo do corpo, que passa por uma alimentação adequada. Por mais que seja uma atividade de baixo impacto, é preciso tomar alguns cuidados, pois todos os alimentos ingeridos interferem no desempenho no pedal.

 

Antes de pedalar, a recomendação é focar em uma alimentação rica em carboidratos. Alguns exemplos são banana, morangos e maçã, frutas que podem ser misturadas com mel, tapioca e granola. São ótimos para manter a saciedade, não pesam na digestão e garantem bastante energia para a execução do exercício.
 

A hidratação também é fundamental, antes e durante o percurso, pois o ciclismo faz o corpo transpirar bastante.
 

E não se esqueça de que, ao voltar da prática, é preciso se alimentar com uma refeição rica em carboidratos e proteínas, como batata, frango, ovos e peixes.
 

Vá mais longe com o Riderize

 

Após conferir os segredos do ciclismo pode ter certeza de que você está preparado para começar a pedalar com muito mais saúde e segurança.

 

A nossa dica final é conhecer o Riderize, uma plataforma focada em ciclistas que usa a tecnologia para oferecer uma experiência diferenciada e inovadora. 
 

Ao baixar o aplicativo ou se inscrever pelo site, você tem acesso a diversos recursos, como:

  • gravador de pedaladas para iniciar seu pedal com rapidez, sem precisar conectar com outro gravador ou subir o arquivo GPX para a plataforma;
  • mapa disponível offline;
  • tela com desempenho nos desafios cadastrados;
  • monitoramento da bicicleta pelo aplicativo;
  • compra de produtos;
  • possibilidade de concorrer a prêmios.

 

Além disso, o Riderize oferece rotas variadas para fazer na bike e, assim, experimentar novas aventuras no pedal.

 

Quer aproveitar todas essas vantagens? Acesse o site do Riderize ou baixe o aplicativo na AppStore ou Google Play.


 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app