Você sabe como criar um evento de ciclismo?

Texto de: Larissa Coelho da Silva

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Criar um evento de ciclismo não é tão simples quanto parece, entretanto, com alguns pontos bem definidos, é possível. Com a pandemia, a prática do esporte ganhou mais adeptos, que inseriram o pedal em suas rotinas e puderam perceber os benefícios como mais saúde e qualidade de vida.

Se você faz parte das pessoas que não só amam o esporte, como tem interesse em tornar a organização de eventos de ciclismo sua renda principal, neste conteúdo apresentamos dicas e insights sobre como criar seus eventos.

E para te ajudar neste assunto, entrevistamos o Alexandro Stephanin, do DESC MTB, que além de criar eventos de ciclismo, é nosso parceiro e desenvolve todos os seus desafios no App Riderize. Continue a leitura!

Criar um evento de ciclismo: o que você precisa saber?

De acordo com o Alexandro Stephanin, organizar eventos de ciclismo ou, eventos em geral, é uma atividade que requer habilidades em diversas áreas, pois envolve uma longa lista de necessidades que vão desde a ideação e planejamento, até toda a parte de definição e o principal: a execução.

Se todos os passos forem seguidos e realizados com atenção aos detalhes e pensando sempre na experiência dos atletas, é muito provável que seu evento será bem-sucedido e terá um bom feedback dos participantes.

Agora, falando especificamente de eventos virtuais de ciclismo, acreditamos ser muito importante conhecer e entender o mundo do ciclismo. 

Organizadores que tenham vivência no ciclismo e amem o esporte certamente terão mais facilidade em criar eventos que atraiam e agradem os atletas.

Durante a pandemia, com a impossibilidade de realizar eventos presenciais, por muito tempo foi necessário usar a criatividade para que as empresas organizadoras de eventos pudessem se manter vivas. 

Em contrapartida, também havia uma demanda grande por parte dos atletas, que precisavam de motivação para seguir treinando e a prática de atividades físicas ao ar livre, como o ciclismo, ganhou uma quantidade enorme de novos adeptos.

Assim os desafios virtuais surgiram como uma forma de resolver ambas as questões. 

Os atletas puderam sentir-se novamente motivados a sair para pedalar por ter objetivos a cumprir e os organizadores conseguiram se manter ativos durante o longo período de restrições que passamos.

Algumas considerações importantes

Felizmente agora as restrições não existem mais e os eventos presenciais estão sendo realizados normalmente, o que é muito relevante para o setor e deixa uma dúvida com relação à necessidade da realização de novos desafios virtuais.

Entretanto, Alexandro acredita que sim, ainda tem muito espaço para a realização de desafios virtuais, pois muitos dos novos atletas ainda não se sentem à vontade para participar de competições, mas se sentem motivados por estarem participando de um desafio de distância ou de altimetria.

Então, vemos que existem oportunidades e desafios para os eventos presenciais e para os virtuais. Uma vez que a quantidade de praticantes das modalidades de ciclismo aumentou exponencialmente nos últimos anos, também cresceu a necessidade de eventos para atender a essa demanda. 

Isso inclui também os passeios ciclísticos, cicloviagens, encontros ciclísticos, ou seja, muitas oportunidades para quem atua como organizador de eventos e para quem deseja entrar no mercado.

Pontos essenciais ao criar evento de ciclismo virtual

Claro que os insights do Alexandro não pararam por aí. Pedimos para ele explicar, em sua opinião, alguns aspectos fundamentais para organizar um evento de ciclismo de qualidade, e ele nos passou a seguir.

1 — Estipule o tipo de desafio

Os desafios podem ser definidos por meta:

  • Distância percorrida: Ex: pedale 200 km em 30 dias
  • Altimetria: Ex: acumule 5.000 m de subida em 30 dias 
  • Distância e altimetria: Ex: pedale 300 km e acumule 5.000 m de subida em 45 dias.

Os desafios podem considerar múltiplas atividades ao longo do período do desafio ou apenas uma atividade que atinja a meta dentro do período determinado. Ex: pedalar 100 km em uma única pedalada entre os dias 01 e 30/04.

Também é importante definir se somente atividades ao ar livre serão aceitas ou se atividades realizadas em rolo de treinamento também contam.

2 — Elabore um regulamento

Criar um regulamento com todas as informações do desafio é essencial, para que os participantes tenham conhecimento sobre as regras e para que em caso de dúvidas, o regulamento sirva para resolver quaisquer questões. 

Além disso, é indispensável  informar quais são as responsabilidades dos participantes e do organizador.

3 — Tenha uma plataforma para inscrições

Outro ponto crucial para criar uma experiência positiva para os inscritos é possibilitar uma gestão ágil tanto das inscrições quanto dos resultados. 

Para isso a plataforma Riderize certamente é a melhor opção, pois integra toda a parte de cadastro, inscrições, apuração do resultado que também fica disponível para os participantes consultarem. 

4 — Trabalhe a divulgação

De nada adianta pensar em um desafio motivador e muito legal se ninguém ficar sabendo que ele existe. Atualmente a divulgação por meio das redes sociais além de ser fácil, traz resultados bastante positivos. 

A divulgação por meio de grupos em aplicativos de mensagens também é uma boa estratégia. Também pode ser interessante investir em algumas postagens patrocinadas e fechar parcerias com atletas que tenham mais seguidores como forma de atrair mais pessoas para seu evento.

O próprio aplicativo do Riderize permite que você crie uma página do evento totalmente personalizada com as informações e detalhes do desafio. Depois de pronta você tem acesso a URL dela para compartilhar nas redes sociais e na internet como um todo.

5 – Atenção na entrega ou envio dos kits

Não comentamos no início, mas temos certeza de que você já pensou e criou o kit que será disponibilizado aos atletas que concluírem seu desafio. 

O kit pode conter medalha, camiseta, Jersey, boné, meia, suplementos, e o que você entender que será relevante para os atletas que participarão do desafio. 

Você deve definir como e quando os kits estarão disponíveis e a forma de envio caso haja essa opção. 

No Riderize, ao realizar a inscrição, o atleta já pode optar pelo envio do kit pelos Correios e pagar juntamente com o valor da inscrição o valor do envio, o que facilita muito para o organizador, que somente precisa imprimir as etiquetas para enviar os kits para os atletas.

E então?

Como você pôde conferir ao longo do conteúdo, existem alguns pontos essenciais para conseguir criar evento de ciclismo com qualidade e segurança para todos os envolvidos.

Desejamos que você tenha sucesso e lembre-se sempre de que o maior objetivo é proporcionar motivação e diversão para os participantes e criar um diferencial para seus desafios fará com que seus eventos criem engajamento e uma comunidade. 

E claro, se você quer conhecer mais sobre o Riderize e todos os recursos que garantem mais controle e autonomia para o seu evento de ciclismo, entre em contato conosco pelo WhatsApp.

Um pouco sobre o Alexandro Stephanin e o DESC MTB

Ciclista amador com grande contribuição para o desenvolvimento do Mountain Bike na região de Jundiaí - SP. Organizador de eventos de MTB desde 2011, tendo criado em 2014 o DESC - Desafio entre Serras e Colinas, que conquistou o carinho dos atletas da região ao longo desses anos com seu formato inovador, que tem como objetivo incentivar a autonavegaçao e autossuficiência.

Coach formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching com Certificação Internacional pela ECA - European Coaching Association e GCC - Global Coaching Community, Engenheiro de Telecomunicações com especializações em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Líderes e Gestão de Projetos, Professor Universitário e Consultor de Negócios desde 2003.

Se você quiser trocar alguns insights com o Alexandro ou mesmo participar dos desafios que ele desenvolve em parceria conosco, entre em contato com ele nos seguintes canais:

https://descmtb.com.br/ 

https://www.instagram.com/desc_mtb/ 

https://www.facebook.com/DESCMTB 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app