Texto de: Larissa Coelho da Silva
Tempo estimado de leitura: 6 minutos
O cicloturismo nada mais é do que percorrer grandes distâncias em cima de uma bicicleta com o intuito de explorar os locais.
Além disso, essa prática não tem por intuito fazer com que o ciclista seja o mais rápido ou que bata recordes. A ideia é realmente aproveitar todo o percurso, desfrutando das paisagens, costumes e culinária por onde passa.
O Circuito Vale Europeu foi o primeiro roteiro nacional especialmente projetado para ser feito de bicicleta e ao longo dos anos serviu de inspiração para que novos circuitos fossem criados, fomentando ainda mais a prática do cicloturismo no Brasil.
E para dar ainda mais detalhes sobre esse Circuito, convidamos o Jessie Chimachi do Pedalando Mundo Afora para contar mais detalhes e explicar como funciona, já que ele é um operador autorizado e realiza anualmente as edições do Circuito, sendo esta a 31ª Edição.
Continue a leitura e confira!
Cicloturismo é conhecer região, culinária, costumes, deslocando de um ponto inicial a um destino sobre uma bicicleta. Pode-se fazer cicloturismo regional, nacional ou internacional.
Atuamos desde Setembro de 2012 e, nossa especialidade é conduzir grupos para vivenciarem novas experiências, inserindo os ciclistas guiados por nós no contexto de nossos roteiros.
Os 300 km do circuito são todos sinalizados com placas e setas amarelas, por isso ele é considerado auto guiado (self guided).
O trajeto é circular começando e terminando na cidade de Timbó (SC) de fácil acesso, cerca de 30 km de Blumenau. O circuito passa por 9 municípios: Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros.
Além da sinalização, o ciclista recebe um guia com mapas, planilhas de orientação e todas as informações necessárias para a viagem.
O passaporte, também retirado na inscrição, é carimbado nos hotéis e outros estabelecimentos turísticos, comprovando a passagem do ciclista, e ao final dá direito a um certificado de conclusão do circuito.
Não há diferença propriamente nesta edição. Trabalhamos de forma linear, seguindo nossos padrões de qualidade a fim de ofertar serviços com a finalidade de superar as expectativas dos clientes.
Todavia, isso para nós é bem mais comum no Circuito Vale Europeu, visto que estamos na 31° edição, o que nos traz uma ampla bagagem de conhecimento. Quem viaja conosco percebe isso, logo no primeiro contato.
Outro diferencial que não podemos deixar de citar: ofertamos somente quartos single, podendo ser duplo com autorização do cliente. Além disso possuímos estrutura de apoio diferenciada (veículo e alimentos) assim como nossos guias estão equipados com E-MTB para melhor assistência aos clientes.
Os valores variam muito. Depende do número de dias que deseja fazer e qual estrutura você deseja receber. Pode ser feito de forma autônoma ou com guias e agências especializadas.
Para o Pedal
Manutenção
Para ficar na cidade
Depende do número de dias, para uma viagem que vai pedalar 5 dias:
Higiene
Voltagem em Santa Catarina
Eletrônicos
Documentos
Sim, você pode!
Se quer ter uma bela experiência faça com uma agência especializada e aproveite sem surpresa. Há muitas coisas por lá, que nós como guias sabemos orientar, como melhores hospedagens, bons restaurantes, etc.
Nós ofertamos a estrutura completa (para quem está na região de Campinas ou Maringá-PR).
Como você viu ao longo do conteúdo, o cicloturismo sem sombra de dúvida tem como sinônimo experiências, principalmente se for o Circuito Vale Europeu.
Se o cicloturismo já faz parte dos seus pedais, não deixe de conferir esse circuito e aproveite para conhecer toda a cultura, costumes, sabores e lugares do Vale Europeu JUNTO COM A PEDALANDO MUNDO AFORA.
Esperamos que este conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas, que você tenha compreendido mais sobre o Circuito Vale Europeu e se sinta instigado a desbravar as rotas mais incríveis através dessa prática que ganha cada dia mais adeptos!
Importante: 32ª edição (outubro 2022) e 33ª edição (abril 2023) já estão sendo agendadas! Se quiser garantir sua vaga, entre em contato com o Jessie do Pedalando Mundo Afora! - https://taggo.one/pedalandomundoafora
Facebook: https://www.facebook.com/pedalmundoafora/
Instagram: https://www.instagram.com/pedalando_mundo_afora/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCjkwdKyfE1gnhSlEBfhU9mg
Site: https://pedalandomundoafora.com.br/index.html
WebSérie: https://youtu.be/c7bdemFg9ZE
E claro, se você quer concorrer a um passaporte para participar da 33ª do Circuito Vale Europeu realizado pelo Pedalando Mundo Afora, tem um desafio virtual gratuito rolando no Aplicativo Riderize! Para conferir todos os detalhes e se inscrever, acesse: