Fim de semana em Pomerode: o que fazer de bike

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

O sul do país está repleto de regiões interessantes para quem gosta de pedalar e deseja unir cultura e esporte em um único passeio. Para aproveitar ao máximo a sua estadia na cidade mais alemã do Brasil, você precisa saber o que fazer de bike em Pomerode.

 

O local não decepciona quem gosta de mergulhar nas influências europeias ao mesmo tempo em que aproveita atividades ao ar livre de bicicleta e conhece vários pontos turísticos incríveis.

 

Tem interesse em saber mais sobre o que é possível fazer em Pomerode enquanto pedala? Continue lendo este artigo e descubra!

 

Conheça mais sobre Pomerode

 

Localizada em Santa Catarina, a pequena e charmosa cidade de Pomerode é ideal para os apaixonados pela cultura alemã, pois ainda preserva muitas características tradicionais trazidas pelos colonizadores no século XIX.

 

Com apenas 30 mil habitantes, a região pode ser explorada em um fim de semana. Arquitetura, culinária, natureza e alguns festivais locais são a marca registrada da cidade.

 

A história de Pomerode começou com a colonização do Vale do Itajaí, no século XIX, quando o Brasil estava sendo invadido por espanhóis. Na época, o governo brasileiro optou por colonizar o interior de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul com alemães ao oferecer terras e oportunidades.

 

As primeiras famílias alemãs chegaram a Blumenau em 1850 e Pomerode teve o seu início em 1853, quando a região ainda era chamada de Vale do Rio do Testo. O nome Pomerode passou a ser utilizado em 1959, quando a cidade conquistou a sua emancipação político administrativa.
 

Fonte: Visite Pomerode

 

O que fazer de bike em Pomerode?

 

Apesar de pequena, há boas atrações na cidade, inclusive para quem gosta de visitar os locais de bicicleta. Dependendo da época do ano, você pode até mesmo aproveitar os festivais gastronômicos que são muito típicos.
 

Confira o que fazer de bike em Pomerode:

 

Morro do Schmidt
 

O morro do Schmidt é o ponto de maior elevação de Pomerode, com 931 metros de altitude, e está na Rota do Enxaimel. É de fácil  acesso, entre a rua Testo Alto e a rua Progresso, podendo ser visitado por carros 4x4, motos e bicicletas.

 

Para quem chega lá no alto, há uma vista privilegiada de Pomerode, Blumenau, Indaial, Timbó e Rio dos Cedros. Uma dica é aproveitar os dias de céu limpo para apreciar o pôr do sol.

 

Quem preferir uma aventura, é possível subir de bike, mas é preciso estar preparado para um alto ganho de elevação e um percurso bem desafiador. Saindo do Museu do Automóvel são mais de 50 quilômetros. E aí, vai encarar?

 

Tour Nugali

Os apaixonados por doces não perdem a oportunidade de fazer o Tour Nugali, da fábrica Nugali Chocolates. 

 

A experiência é interativa, multissensorial e imersiva, passando por todas as etapas de fabricação do chocolate mais premiado do nosso país e conduzindo os visitantes em um mergulho nas origens deste doce.
 

Tudo começa em um passeio pela estufa com pés de cacau, em que é possível ver as flores e frutos do cacau, e entender a técnica construtiva enxaimel, que foi trazida pelos imigrantes alemães. Uma oportunidade única para entender como é a produção na fábrica.
 

Para fazer a visita de bike, esteja preparado para uma rota de quase 10 quilômetros saindo do centro de Pomerode.

 

Represa Fiapera

 

Por fim, a represa Fiapesa é mais um ponto turístico interessante para quem não sabe o que fazer de bike em Pomerode. É ideal para curtir a natureza e apreciar a paisagem.

 

Saindo do centro da cidade, são por volta de 6 quilômetros pedalando, uma rota mais curta do que as anteriores.
 

Explore as belezas de Pomerode com o Riderize
 

O Riderize é o melhor parceiro de quem é apaixonado por pedalar. No aplicativo, você encontra rotas em Pomerode para aproveitar o melhor da cidade na bike e curtir as suas belezas naturais.

 

Além disso, o Riderize oferece diversos benefícios aos usuários:

  • gravador de pedaladas para iniciar o seu pedal com rapidez, sem precisar conectar com outro gravador ou subir o arquivo GPX para a plataforma;
  • mapa disponível offline;
  • tela com desempenho nos desafios cadastrados;
  • monitoramento da bicicleta pelo aplicativo;
  • compra de produtos;
  • possibilidade de concorrer a prêmios.

 

Aproveite estas e muitas outras funcionalidades! Acesse o site do Riderize ou baixe o aplicativo na AppStore ou Google Play.


 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app