Parcerias estratégicas para eventos de ciclismo: como trabalhar com patrocinadores e parceiros comunitários.

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Nos últimos anos, houve um aumento significativo na popularidade de eventos de ciclismo. Isso porque pedalar vem se tornando uma atividade cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, seja como opção de lazer, locomoção ou esporte.

 

Diante desse notável crescimento, quem organiza esse tipo de evento precisa ter em mente como é importante estabelecer parcerias estratégicas. 
 

Para entender os benefícios e como trabalhar com patrocinadores e parceiros, a primeira dica é ler este artigo até o final. Vamos lá?

Como identificar patrocinadores e parceiros comunitários?

 

Investir em patrocinadores é uma excelente forma de aumentar a verba do caixa e promover a visibilidade das provas de ciclismo.

 

As parcerias geram credibilidade e confiança, além de serem uma maneira de dividir as responsabilidades e aprimorar a experiência dos participantes.
 

No entanto, não basta procurar por qualquer patrocínio ou parceria. É essencial encontrar marcas que se relacionam de alguma forma à temática do evento, afinal, é preciso que haja sinergia.

 

No caso de eventos de ciclismo, vale pensar em marcas que se conectam com esse universo. Aqui vão alguns exemplos: empresas de pneus de bike, de energéticos e isotônicos, de barrinhas proteicas, de utensílios de proteção para pedalar etc.
 

Essa pesquisa deve ser minuciosa e levar em consideração não apenas o que é benéfico para a organização e visibilidade do evento, mas também o que desperta o interesse do público.
 

Após essa etapa, é importante apresentar uma proposta que ressalte os motivos pelas quais aquela marca deve apoiar o evento, deixando claros todos os benefícios para o patrocinador ou parceiro.
 

Além disso, vale considerar também parcerias com organizações locais, como governos municipais, clubes de ciclismo e associações esportivas.

Quais são os benefícios de parcerias estratégicas em eventos de ciclismo?
 

As parcerias estratégicas proporcionam diversos benefícios para todos os envolvidos nessa relação.

 

No caso dos organizadores do evento, há a vantagem de um patrocínio garantir suporte financeiro para cobrir os custos do evento, premiações e demais gastos relacionados.

 

Outro ponto importante é que as parcerias auxiliam na divulgação e, consequentemente, trazem mais interessados e inscritos.
 

Além disso, se os parceiros forem muito bem selecionados, irão contribuir compartilhando a sua própria expertise para elevar mais a experiência dos participantes e, assim, alcançar resultados ainda mais positivos.

 

Já do lado dos patrocinadores, eles saem ganhando com a ampla divulgação da sua marca e a promoção de seus produtos e/ou serviços. Podem ser trabalhadas ações antes, durante e após o evento para gerar conhecimento e fidelização.
 

É interessante pensar em ativações no dia da prova, seja por meio da realização de atividades ou da distribuição de brindes, por exemplo.

 

E, por fim, é válido ressaltar que, ao patrocinar um evento, há o contato direto com formadores de opinião do segmento, o que pode render parcerias visando a divulgação do seu produto.

Como desenvolver parcerias eficazes para o seu evento?
 

Após a etapa de pesquisas de potenciais patrocinadores e parceiros comunitários que possam se interessar pelo seu evento, é a hora de partir para a elaboração de propostas personalizadas.

 

Crie apresentações de acordo com a realidade de cada potencial parceiro, pensando nas suas peculiaridades e reforçando o que ele sairá ganhando ao se relacionar com o seu evento. 

 

Lembre-se: a abordagem deve ser adaptada, afinal, uma grande marca de energéticos tem objetivos e necessidades diferentes de clubes de ciclismo locais, não é mesmo?
 

A negociação de contratos também é muito importante e os acordos entre as partes envolvidas devem estar claros antes da assinatura.

 

E, por fim, para que uma parceria renda bons frutos, é essencial que haja uma comunicação clara, eficaz e objetiva, capaz de alinhar as expectativas e os objetivos. Assim, todos ficam na mesma página e são evitados desalinhamentos.

Como realizar ativações de parcerias nos eventos?

 

Definir em conjunto com o parceiro quais serão as experiências promovidas no evento é uma etapa bem importante também.

 

Essas ativações das marcas podem ocorrer de diversas formas, por isso, é válido entender os objetivos e necessidades de cada parceiro para que as expectativas estejam alinhadas e contempladas dentro das possibilidades.

 

Dentro dos limites estabelecidos, permita que o parceiro coloque a criatividade em prática, afinal, quanto mais inovadoras forem as ativações, melhor será a experiência dos participantes.

 

Alguns exemplos são: stands promocionais, exposição de logotipos, banners e distribuição de brindes.

 

Uma maneira de ir além é criando atividades interativas, seja por meio de desafios, demonstrações, competições ou demais experiências relacionadas ao ciclismo. 

 

Já pensando no engajamento da comunidade de ciclistas, é possível promover ações sociais, palestras e outras atividades visando envolver os locais. 

A importância da avaliação e manutenção das parcerias 

 

Ao final de todo evento de ciclismo, é necessário colher feedbacks e avaliar os resultados visando aprimorar cada vez mais a experiência de todos os envolvidos.

 

Aqui, não se limite apenas a entender a perceção dos participantes, mas também analisar o retorno sobre o investimento (ROI) para os patrocinadores e parceiros. Afinal, a manutenção do relacionamento é fundamental para futuros eventos e projetos.

 

Por isso, após o evento, procure se conectar com os parceiros de alguma forma para reconhecer a importância que essa união de esforços teve para a realização como um todo. 

As parcerias são apenas uma das estratégias para otimizar o seu evento de ciclismo

 

Após a leitura deste artigo, não devem restar mais dúvidas de que desenvolver um relacionamento sólido com patrocinadores e parceiros comunitários é uma estratégia fundamental para alcançar o sucesso em eventos de ciclismo.
 

Mas, além disso, também é importante contar com uma plataforma de inscrição exclusiva para eventos de ciclismo, como o Riderize, que facilita e otimiza a organização como um todo.

 

Confira algumas das funcionalidades do Riderize:

  • Personalização da página do evento;
  • Checkout personalizado;
  • Meios de pagamento online diversos;
  • Painel organizador;
  • Gestão de inscritos.

 

Com autonomia e controle sobre cada detalhe, a plataforma ajuda a transmitir muito mais credibilidade e confiança aos interessados, além de garantir maior gestão de dados e automatização de processos.

 

Faça a gestão completa do seu evento no Riderize: acesse o site ou baixe o aplicativo na AppStore ou no Google Play agora mesmo.


 

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app