Suspensão da bike: cuidados necessários e quando fazer revisão

Texto de: Larissa Coelho da Silva

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

suspensão da bike é um dos componentes que mais preocupam os ciclistas e, de fato, precisa de atenção, já que é uma peça que demanda cuidados e uma revisão adequada.

Para te ajudar a cuidar da suspensão da sua bike, realizando as manutenções dentro do ideal, neste conteúdo entrevistamos o Paulo Garcia (Paulinho), da Elite Bike Service, oficina mecânica de bike situada em Rio do Sul - SC.

Ele contou sobre os cuidados necessários básicos para manter a suspensão em ordem e pontuou quando de fato é preciso realizar a revisão. Continue a leitura e confira!

Principais cuidados com a suspensão da bike

Dentre os cuidados básicos com a suspensão da bike, você precisa ficar atento para não usar nenhum tipo de lubrificante nas hastes, pois não tem necessidade de ficar lubrificando por fora, até porque a lubrificação é interna, sempre. 

O ideal é manter as hastes limpas, fazendo a limpeza com água e sabão neutro ou com estopa limpa após cada pedal.

Muitos ciclistas cometem o erro de fazer a lubrificação nas hastes da suspensão, porém como o retentor trabalha na haste fazendo fricção para evitar que a sujeira entre, se for realizada a lubrificação externa, a sujeira pode grudar com mais facilidade, o que pode ocasionar um desgaste que poderia ser evitado sem essa lubrificação desnecessária.

Então, basicamente para cuidar com qualidade da sua suspensão, não lubrifique as hastes, bem como, sempre as mantenha limpas.

Quando fazer a revisão?

suspensao-da-bike-revisao.webp

Hoje praticamente todas as marcas têm a mesma indicação em relação à manutenção das suspensões das bikes, sendo a indicação da maioria fazer uma revisão a cada 50 horas de uso.

É importante mencionar que existem dois tipos de revisões: parciais e completas.

revisão parcial, que chamamos de revisão de 50 horas, é aquela onde se mexe na lower leg, as pernas da suspensão, abrindo, desmontando e fazendo essa manutenção após 50 horas de uso. 

Acima disso temos uma manutenção de 100 horas, 150 horas e uma mais completa a cada 200 horas de uso. Nesse caso as manutenções são feitas ou por horas de uso ou calculadas por tempo. 

O ciclista nem sempre tem como marcar ou às vezes não usa nada para calcular o tempo de uso da suspensão por horas e acaba marcando conforme o tempo (dias ou meses) de uso mesmo.

Nesse sentido, indicamos para o cliente, se ele não está fazendo a conta por horas de uso do equipamento, fazer a manutenção de acordo com os meses de uso.

Então, dentro de um ano, o que seria legal, se ele estiver rodando frequente com a bike, fazer pelo menos 4 manutenções da suspensão da bike. Na prática, a cada 3 meses, você faria revisões de 50 horas, 100 horas, 150 horas e por fim a revisão completa de 200 horas de uso.

Qual a diferença entre cada revisão?

Na revisão de 50 horas é mexido apenas na parte de baixo, que chamamos de lower leg. Nela efetuamos a limpeza e lubrificação dos retentores e a troca de óleo (é o óleo principal de lubrificação das hastes da suspensão) da parte de baixo, ou seja, é uma revisão preventiva e uma das mais importantes.

Em revisões acima de 100 horas também fazemos a limpeza e lubrificação dos retentores, troca de óleo da parte de baixo e também abrimos a câmara de ar das suspensões

Interessante lembrar que a câmara de ar não existe em todas as suspensõesapenas nas melhores, algumas têm molas, outras a suspensão é a ar. 

Acima disso temos a revisão de 150 horas, onde é feita a manutenção dos mesmos itens da revisão de 50 horas, que só mexe na parte de baixo.

Já na revisão de 200 horas desmontamos a suspensão por completo, realizamos a troca de óleo da parte de baixo, limpeza ou troca de retentores - se for seguir a recomendação do fabricante, a cada 200 horas é realizada a troca. 

É válido mencionar que os retentores são as vedações externas, principal recurso contra a entrada de sujeira nas suspensões e, ao mesmo tempo, eles evitam que o óleo, a graxa, saia de dentro da suspensão.

Ainda nessa revisão completa abrimos a câmara de ar e também a parte hidráulica, no caso, sendo cartucho, ou enfim, qualquer outro sistema que seja hidráulico, que permita ser feita a manutenção.

Alguns são vedados, mas nas suspensões de alto nível é possível fazer a revisão, troca de óleo, limpeza de todas as peças e higienização.

Conheça a Elite Bike Service

Somo uma oficina especializada em manutenção de bicicletas, freios hidráulicos e suspensões e estamos localizados na Av. Oscar Barcelos, 686 anexo a Loja Bike Plus em Rio do Sul - SC.

Sobre as revisões da suspensão da bike, os valores podem variar conforme o modelo de suspensão, pois algumas são mais complexas, exigindo até mesmo produtos diferentes das tradicionais. 

E também, quando se trata da suspensão da bike para enduro, downhill, o tamanho do equipamento, que acaba exigindo muito mais óleo, acaba também tornando a revisão um pouco mais cara.

Nesse sentido, para entrar em contato conosco e solicitar uma revisão na suspensão da sua bike, nos chame no WhatsApp ou Instagram:

Instagram Elite Bike Service

WhatsApp Elite Bike Service

E então?

Como você viu ao longo do conteúdo, a suspensão da bike não só necessita de alguns cuidados para manter sua integridade, como também é indispensável que as manutenções sejam realizadas considerando o tempo em meses ou horas.

As sugestões de cuidados que o Paulinho apresentou são básicas, mas fazem toda a diferença na durabilidade da suspensão da sua bicicleta.

Para ficar por dentro das novidades e conferir outros conteúdos relacionados a esse, acompanhe nosso blog

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app