Pedalar em Floripa: confira as melhores trilhas

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Se você é fã de trilhas e, ao mesmo tempo, gosta de uma aventura de bike, precisa conferir os melhores lugares para pedalar em Floripa.

A região do sul do país conta com atrações variadas com muita natureza. Ideal para quem gosta de aventura e quer estar sempre rodeado de mata nativa preservada e de praias.

Para descobrir quais são os melhores percursos para pedalar em Florianópolis, recomendamos que você continue a leitura deste artigo e descubra tudo o que há de melhor para fazer por lá!

Por que pedalar em Floripa?

Florianópolis é uma cidade muito procurada pelos amantes da natureza por suas belas praias. Além disso, conta com diversos passeios e deliciosas opções gastronômicas, sendo um ótimo destino tanto para quem curte uma viagem com atrações mais badaladas como para quem quer descansar e praticar esportes.

Uma das vantagens de pedalar em Floripa é o fato de que a cidade tem muitas áreas planas e encontrar ciclovias não é difícil. Andar de bike perto do mar ou perto do mato são experiências diferenciadas, que nem todo lugar proporciona.

O sul da ilha é onde se encontram os melhores lugares para andar de bike. Por lá, é possível aproveitar as comodidades do bairro do Campeche e há várias opções de trajetos.

6 trilhas para fazer de bike em Floripa

Nem todo mundo sabe que Florianópolis tem uma forte cultura de trilhas de bicicleta. Tudo começou com pessoas apaixonadas pelo mountain bike que, em 2005, por meio de diversos projetos, começaram a desbravar trilhas que eram usadas por pescadores e, até então, inacessíveis para bikes.

Só dez anos depois surgiu o projeto Ciclo Trilhas Floripa, que é um movimento sem fins lucrativos que visa conservar e adaptar trilhas para bikes.

Hoje, a Ilha da Magia é reconhecida como pioneira no uso organizado de trilhas para mountain bike. Incrível, né?

Bom, agora que você já conhece um pouquinho da história do cicloturismo em Floripa, confira algumas trilhas de bike da região:

Morro da Antena/Maciço da Costeira

rota-morro-da-antena-e-macico-da-costeira.png

Considerada de dificuldade nível avançado e com altimetria de 573 metros, essa trilha exige bom condicionamento físico e ótimos equipamentos. São 12 quilômetros de trilha com diversas vistas panorâmicas.

Trata-se de um percurso desafiador, com diversos obstáculos, mas para quem está preparado vale bastante a pena porque no topo do morro é possível avistar a cidade de vários ângulos.

Se você quer conferir o Morro da Antena/Maciço da Costeira, acesse a plataforma Riderize, procure por “Florianópolis” e confira nossa sugestão de rota!

Trilha JP

rota-trilha-do-jp.png

De dificuldade baixa à média, é uma trilha mais rápida, que leva em torno de 30 minutos e tem altimetria de 106 metros.

Apesar de ser um percurso com muito morro, a maior parte pode ser feita por pessoas que têm familiaridade média com a mountain bike.

Se você quer conferir a Trilha JP, acesse a plataforma Riderize, procure por “Florianópolis” e confira nossa sugestão de rota!

Trilha Travessão

rota-trilha-do-travessao.png

De acordo com o site Life Cyclea trilha se inicia no mirante do morro da Lagoa da Conceição, um ponto turístico bem famoso da cidade, e termina na comunidade do Saco Grande. Para ter uma visão panorâmica da lagoa você pode fazer uma pausa na rampa de asa delta.

A dificuldade é avançada e a altimetria de 644 metros. Além disso, é importante tomar cuidado com as bifurcações do trajeto e a passagem da cachoeira.

Se você quer conferir a Trilha Travessão, acesse a plataforma Riderize, procure por “Florianópolis” e confira nossa sugestão de rota!

Trilha do Gravatá

rota-trilha-do-gravata.png

A trilha do Gravatá é de dificuldade alta e dura por volta de 40 minutos. É recomendada para quem deseja se aventurar, mas é importante ter bastante experiência para lidar com todos os obstáculos do percurso, inclusive os desníveis. 

A recompensa para os que chegam lá é a vista da costa e das praias aos arredores. 

Se você quer conferir a Trilha do Gravatá, acesse a plataforma Riderize, procure por “Florianópolis” e confira nossa sugestão de rota!

Trilha do Colinas

rota-trilha-do-colinas.png

Faz parte do Maciço da Costeira e passou por um processo de revitalização. O trajeto tem alguns obstáculos e morros, considerado de nível médio para avançado.

É ideal para quem quer treinar a técnica e o condicionamento e leva por volta de 60 minutos para ser realizada.

Se você quer conferir a Trilha do Colinas, acesse a plataforma Riderize, procure por “Florianópolis” e confira nossa sugestão de rota!

Trilha Ponta das Canas - Santinho

rota-trilha-ponta-das-canas-santinho.png

Com dificuldade moderada, esta trilha tem quase 14 quilômetros e é ideal para quem quer conhecer belas praias. A elevação máxima é de 70 e a mínima -2. O desnível positivo é de 87 metros e o negativo 58 metros.

A praia do Santinho é muito procurada por turistas e surfistas, pois é considerada por muitos a melhor do norte da ilha para surfar.

Já a praia Ponta das Canas é de areia clara e fina, com águas calmas. Está a 34 quilômetros do Centro e conta com uma colônia ativa de pescadores e restaurantes à beira-mar.

Se você quer conferir a Trilha Ponta das Canas - Santinho, acesse a plataforma Riderize, procure por “Florianópolis” e confira nossa sugestão de rota!

O que levar para fazer esse tipo de trilha?

Se a ideia de pedalar em Floripa te animou, confira quais são os itens essenciais para levar para esse tipo de viagem:

  • capacete, óculos e luvas;
  • camisa e bermuda de mountain bike;
  • sapatilha própria para pedalar;
  • ciclocomputadores;
  • caramanholas;
  • bombas de ar;
  • kit de remendos;
  • kit de primeiros socorros;
  • ferramentas básicas para manutenção da bike;
  • filtro solar;
  • mochila de hidratação e alimentação, com isotônicos, frutas secas, barras de cereal, castanha, nozes, água etc.

Conheça as rotas disponíveis para pedalar em Floripa no Riderize

O Riderize é uma plataforma que proporciona uma experiência inovadora para os apaixonados pelo pedal, pois utilizamos a tecnologia para te conectar ao mundo do ciclismo.

Acesse nosso site ou aplicativo e confira todas as rotas dessas trilhas que estão prontas, é só pedalar! Lembrando que além de contarmos com integrações com os principais gravadores de pedaladas do mercado, você pode gravar o seu pedal direto no Riderize.

Faça o download do Riderize na Apple Store ou Google Play gratuitamente, ou já confira o desafio com todas as opções de rotas para as trilhas de Floripa, clicando aqui!

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app