Praias de Bombinhas: quais visitar de bike?

Texto de: Bruna Cosenza

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Tem vontade de ir às praias de Bombinhas, em Santa Catarina, e ainda aproveitar para conhecer alguns desses destinos de bike?

Então, você está no lugar certo! Para quem é apaixonado por praias, natureza e cicloturismo, há várias opções de rotas na região que podem ser visitadas enquanto você pedala.

Bombinhas é composta por 39 praias com diferentes tipos de belezas: desertas, com águas calmas, rústicas, badaladas e muito mais. Ao longo deste artigo, você poderá conferir 5 dicas de praias às quais é possível ir de bicicleta, confira!

Conhecendo um pouco mais sobre Bombinhas

Bombinhas está localizada a 70 quilômetros da capital Florianópolis e é próxima a Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí e Porto Belo.

De acordo com dados do Ministério do Turismo de 2019, é o 6º destino brasileiro mais procurado por estrangeiros motivados pelo lazer. Há, portanto, uma ampla oferta de atrações, gastronomia e hospedagens no local.

Além disso, a cidade conta com uma grande diversidade de paisagens e opções de passeios atrelados à natureza: caminhadas, trekking, surf, mergulho, passeios de barco, caiaque, pedalinho e bicicleta. 

Bombinhas também abriga três unidades de conservação municipais que são muito interessantes para quem pratica ecoturismo. Estamos nos referindo ao Parque Natural Municipal da Galheta, Parque Natural Municipal Morro do Macaco e Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros.

Vale ressaltar também que, apesar do turismo ser a base de sustentação econômica da cidade, há outras atividades na região, como a pesca artesanal e a maricultura (criação de mariscos e ostras), ambas herdadas dos colonizadores.

5 praias de Bombinhas para visitar de bike

Agora que você já conferiu um pouco mais sobre Bombinhas, vamos partir para a lista de principais rotas para explorar de bike:

Praia da Sepultura

rota-praia-da-sepultura.png

A Praia da Sepultura é uma das mais famosas da região porque é ideal para mergulho livre, sendo possível observar vários peixinhos e outros animais. As águas são límpidas e sem ondas, quase como piscinas naturais.

É possível fazer mergulho de flutuação, livre e autônomo. Além disso, uma curiosidade muito interessante é que, no fundo do mar, há uma obra de arte, a Bio Vida III, do artista plástico Pita Camargo.

Esta praia fica na metade do caminho da Trilha Ecológica da Sepultura. Para chegar ao local de bicicleta saindo do centro de Bombinhas são 11,67 quilômetros, totalizando aproximadamente 30 minutos em estrada.

Se você quer ir até a Praia da Sepultura, acesse a plataforma Riderize, procure por “Praias de Bombinhas” e selecione a rota “Praia da Sepultura saindo do Centro”.

Praia Retiro dos Padres

rota-praia-retiro-dos-padres.png

Anteriormente, era chamada de Praia dos Ingleses porque o local abrigou um navio inglês avariado durante o século XIX. Já em 1967, foi comprada por padres católicos que decidiram construir uma casa para retiros espirituais, o que resultou no novo nome da região.

Conta com 260 metros de faixa de areia e águas bem cristalinas. O Retiro dos Padres é rodeado pela Mata Atlântica, tem areia mais grossa e ondas agitadas, ideais para mergulho e surfe.

Situa-se entre as praias da Sepultura e a praia das 4 Ilhas. O acesso é feito a partir do centro da cidade, seguindo até o final da Avenida das Garoupas.

Para quem tem interesse em fazer o percurso de bicicleta, tenha em mente que são em torno de 30 minutos de pedaladas em estradas, totalizando quase 12 quilômetros.

Se você quer ir até a Praia Retiro dos Padres, acesse a plataforma Riderize, procure por “Praias de Bombinhas” e selecione a rota “Praia Retiro dos Padres saindo do Centro”.

Praia de 4 Ilhas

rota-praia-quatro-ilhas.png

A Praia de 4 Ilhas é chamada pelos moradores mais antigos de Praia de Fora. O nome atual é decorrente da possibilidade de se avistar da praia quatro ilhas oceânicas: Galé, Deserta, Arvoredo e Macuco. 

Conta com 1016,56 metros de extensão e é bastante procurada por jovens e famílias. Além disso, possui banheiros públicos, acessibilidade, atividades de educação ambiental e serviço de guarda-vidas.

É curioso o fato de que cada ponta da praia tem características distintas. No costão esquerdo as águas são mais calmas e ideais para a prática de stand up e snorkeling. Já no costão direito as ondas agitadas atraem surfistas.

Para chegar à região de bike o percurso é de 14,36 quilômetros em estradas, totalizando por volta de 35 minutos de pedaladas.

Se você quer ir até a Praia de 4 Ilhas, acesse a plataforma Riderize, procure por “Praias de Bombinhas” e selecione a rota “Trilha de 4 Ilhas saindo do Centro”.

Praia da Tainha

rota-praia-da-tainha.png

Localizada no extremo sul da península, a Praia da Tainha recebeu esse nome por ser um ótimo local para a pesca desse peixe. Na região também é possível avistar baleias e golfinhos.

A praia é paradisíaca em meio à mata, com 200 metros de faixa de areia fina, rochedos e águas cristalinas em tons esverdeados e azuis.

O acesso pode ser feito de carro ou a pé, em uma trilha que se inicia no Pórtico de Entrada do Morro do Macaco, na rua Jequitibá, próximo ao Trapiche da Praia de Canto Grande Mar de Dentro. Considerada de dificuldade média, tem cerca de 2 quilômetros.

Já para quem optar por ir de bicicleta saindo do centro de Bombinhas, é preciso considerar um percurso de quase 30 quilômetros e mais de uma hora de duração.

Se você quer ir até a Praia da Tainha, acesse a plataforma Riderize, procure por “Praias de Bombinhas” e selecione a rota “Praia da Tainha saindo do Centro”.

Parque Natural Municipal Morro do Macaco

rota-parque-morro-do-macaco.png

O parque foi criado por meio da Lei Municipal Nº 113/94 e incorporado ao Plano Diretor Municipal (Lei Complementar nº106/2009) como Zona da Unidade de Conservação do Parque Natural do Morro do Macaco com o objetivo de conservar e proteger a região.

Localizado no bairro de Canto Grande, ao sul do município, a sua manutenção é feita pela Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas.

A região conta com importantes ecossistemas naturais e possibilita atividades de educação ambiental, científicas e de turismo ecológico. O parque possui diversos mirantes naturais e vistas panorâmicas, sendo que o acesso ao mirante do Morro do Macaco é feito por meio de uma trilha ecológica considerada de dificuldade média/moderada e dura por volta de 30 a 40 minutos. 

Os principais atrativos do local são a vegetação de Mata Atlântica, ilhas, costões, rochosos e praias.

De bicicleta, o percurso até o Morro do Macaco, saindo do centro da cidade, leva em torno de 50 minutos e totaliza 20 quilômetros.

Se você quer ir até o Parque Natural Municipal Morro do Macaco, acesse a plataforma Riderize, procure por “Praias de Bombinhas” e selecione a rota “Morro do Macaco saindo do Centro”.

Aproveite as praias de Bombinhas de bike com o Riderize!

Como você pôde conferir ao longo deste artigo, Bombinhas possui muitas belezas naturais imperdíveis. Que tal conhecer tudo isso com o Riderize?

Focada em ciclistas, a nossa plataforma usa a tecnologia para promover uma experiência inovadora. 

Em nosso aplicativo, você encontra diversas rotas para realizar de bike em Bombinhas, com todos os detalhes e caminhos para visitar pedalando algumas das praias mais belas do sul do país.

Acesse o site do Riderize ou baixe o aplicativo na AppStore ou Google Play!

CompartilheCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

Participe do Riderize gratuitamente

Obtenha o app